Um mês após entrar em vigor a lei que cria o Banco de Medicamentos Doados em São Leopoldo, o autor da iniciativa, vereador Brasil Oliveira (PSB), visitou a Farmácia Municipal para questionar como está a implantação. O parlamentar foi recebido pela diretora da Assistência Farmacêutica, Fabiana Cheila Ribeiro, que alegou não ter recebido ainda orientações da Secretaria de Saúde sobre como será implementada.

“Já estivemos diretamente na Secretaria de Saúde, solicitamos informações pessoalmente à diretoria de atenção básica que se comprometeu a nos dar retorno sobre o assunto até o final da última semana que passou, mas até o momento ainda aguardamos. Estamos também oficiando esse pedido”, conta o vereador.

Conforme a lei 8947 A, promulgada em 19 de fevereiro de 2019 pelo presidente da Câmara, o Banco de Medicamentos é responsável pela formação de estoques, a partir de doações de medicamentos por pessoas físicas ou jurídicas e por assegurar medicamentos básicos e essenciais à população, disponibilizando-os, de forma gratuita, a cidadãos assistidos pela rede pública de saúde. A classificação, contagem de conteúdos, verificação de prazos de validade, organização e distribuição, devem ser desempenhadas por profissionais da área de farmácia vinculados à farmácia municipal.

A lista dos medicamentos disponíveis deverá ser disponibilizada no site da Prefeitura, contendo o nome do medicamento e sua data de validade, podendo ser acessada pela internet por qualquer cidadão. Até o momento, segundo constatou o vereador, nenhuma ação para a implantação foi executada até o momento. Durante a visita à Farmácia, a diretora do órgão se comprometeu e buscar informações junto à Secretaria de Saúde sobre como proceder, uma vez que os ajustes técnicos e logísticos devem ser orientados pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e/ou órgão delegado.

Notícias - Ver. Brasil Oliveira - Fernanda Cerveira Poletto ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.