O mês de maio tem um dia dedicado ao Celíaco, uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado, caracterizada por uma sensibilidade permanente ao glúten, que é uma proteína contida no trigo, cevada e centeio. No Dia Nacional de Conscientização deste distúrbio, 20 de maio, o vereador Adão Rambor, da bancada do PSB, esteve reunido com a vice- presidente estadual da Associação de Celíacos no RS/Acelbra-RS, Ester Benatti, com o objetivo de ampliar a divulgação e a conscientização da doença em São Leopoldo.

“A ideia é promover campanhas educativas e o levantamento de dados sobre o número de portadores no município para saber um pouco mais sobre a realidade de quem busca atendimento e exames para o diagnóstico e tratamento da doença”,destacou Rambor. Participaram do encontro, profissionais da área de nutrição da Smed e Semsad que irão auxiliar na busca de dados sobre a doença em São Leopoldo. Na avaliação de Ester Benatti, toda contribuição é bem-vinda, principalmente porque reduz o preconceito a cerca da doença.

É de  autoria do vereador Rambor, por exemplo, o Projeto de Lei que institui a Semana Municipal do Celíaco.“Uma maneira de promover o debate sobre os avanços no  tratamento e contribuir com iniciativas, a partir de políticas públicas, para melhorar a qualidade de vida de quem convive com a doença”, ressalta o vereador. Nesse sentido, uma Sessão Especial a ser realizada no Plenário da Câmara, proposta pelo vereador Rambor, com data a ser definida, pretende ampliar a discussão sobre o assunto com a presença de especialistas, profissionais da saúde e comunidade.

 

 

[Desativado] Notícias - Ver. Adão Rambor - ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.