
Câmara prorroga medidas de prevenção à Covid-19
- 03/04/2020
Com o avanço da Covid-19, a Câmara Municipal de São Leopoldo, em consonância com os decretos municipal, estadual e federal de calamidade pública, e seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde, prorrogará o período de suspensão de todas as atividades administrativas e legislativas no prédio do Poder Legislativo. Com isto, os servidores continuarão, dentro da possibilidade, prestando o trabalho remoto em suas residências até o final de abril.
As sessões acontecerão todas as quintas-feiras, às 10 horas, de maneira virtual. Para o munícipe, o atendimento continua sendo realizado via e-mail ([email protected]), e pela ouvidoria (https://ouvidoria.camarasaoleopoldo.rs.gov.br).
PREVINA-SE
Em meio a esta pandemia, simples ações podem contribuir para evitar a transmissão do vírus, que costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal, através de:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
AÇÕES SIMPLES PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO E TRANSMISSÃO
- Lave as mãos: a lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir;
- higienize as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez;
- esfregue os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar;
- use sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- evite contato próximo com pessoas doentes e, se você estiver doente, fique isolado em sua casa;
- ao tossir ou espirrar, cubra boca e nariz com um lenço de papel e, logo após, jogue imediatamente no lixo; caso não tenha lenço, tape boca ou nariz com o braço dobrado. Desta forma você evita que secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas;
- evite tocar olhos, boca e nariz, pois é desta maneira que o vírus entra no corpo, já que essas regiões têm mucosas;
- evite ambientes com cinco pessoas ou mais;
- se for liberado do trabalho, FIQUE EM CASA. Não são férias, e sim momento de isolamento;
- mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das pessoas;
- use álcool gel como alternativa a água e sabão.
- só use máscara se você já estiver infectado pelo vírus, for profissional da saúde, ou estiver com algum sintoma do COVID-19;
- se tiver qualquer sintoma, mantenha-se longe de pessoas com mais de 60 anos. Os idosos são os mais afetados neste momento, e também os que têm maior risco de vida no caso de contaminação;
AO PROCURAR UMA UNIDADE DE SAÚDE
De acordo com o protocolo, pessoas com sintomas respiratórios devem comunicar a situação assim que chegarem às unidades de saúde. Quem estiver nessa condição terá um tratamento específico, com prioridade para idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas.
Já os casos mais graves serão encaminhados para os hospitais, conforme a regulação estadual, que até o momento são: Hospital Conceição de Porto Alegre, Universitário de Canoas, e Hospital Geral de Novo Hamburgo. Isso envolve pessoas com dificuldade de respirar e com doenças cardíacas, respiratórias crônicas, renais ou cromossômicas.
ATENÇÃO: Pacientes com os sintomas respiratórios de febre, tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar, o médico irá determinar a conduta clínica e ➡️➡️ indicar o isolamento domiciliar e emitir o atestado para o doente e todas as pessoas que residem no mesmo domicílio por 14 dias, conforme a Portaria nº 356/2020, sem a realização de exame. Para emissão do atestado, deverá ser informado pelo paciente o nome completo dos demais familiares, e ou, pessoas que morem juntos.
DENÚNCIAS
O Procon-SL está atendendo com plantão 24 horas, via telefone e e-mail os consumidores que queiram denunciar ocorrências de preços abusivos praticados pelos estabelecimentos autorizados a atender o público. ➡️ Os canais de atendimento são o telefone 2200.0355 , pelo Whatsapp no número 99829.3084 e pelo e-mail [email protected]
SERVIÇOS PÚBLICOS
- Serviços de proteção à mulher vítima de violência em São Leopoldo: Estão funcionando com algumas restrições que visam evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Em geral estão sendo adotados outros meios de contato com as vítimas e reforçando cuidados para prevenção.
- Patrulha Maria da Penha: A Brigada Militar segue atendendo normalmente seguindo as orientações de saúde. O serviço atende no telefone 190 e é responsável por acompanhar a situação das mulheres com medida protetiva.
- Polícia Civil - Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA): Os plantões serão mantidos para atendimento dos casos mais graves, como crimes dolosos contra a vida, roubos, recuperação e devolução de veículos, estupros e violência doméstica. As pessoas que necessitarem de atendimento serão orientadas à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão. Já para casos não graves, como furto, acidente de trânsito sem feridos, perturbação, ameaça, a Instituição orienta que os registros sejam feitos na Delegacia On-line.
- Centro Jacobina: Segue atendendo casos urgentes, das 9h às 14h. Está localizado na Rua Brasil, 784, Centro, e atende nos telefones 3592-2184 e 3566-1777. O acompanhamento de cada caso será construído em conjunto com a mulher, evitando deslocamento desnecessário até o local.
Mulheres vítimas de violência também podem fazer a denúncia pelo Ligue 180, do Governo Federal. O serviço funciona para casos não urgentes, que podem ser registrados pelo telefone e encaminhados para a Delegacia da Mulher posteriormente. A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Serviços relacionados ao Juizado da Violência Doméstica e Familiar:
- Ministério Público: Apenas casos urgentes estão sendo atendidos. Os atendimentos destes casos estão sendo realizados de forma não presencial, através de e-mail ou pelo telefone.
- Fórum: Todas as audiências foram canceladas, com exceção das urgências que ficam a critério de cada juiz. O ingresso no local está restrito pelos próximos 30 dias, permitido apenas para as urgências.
- Poder Judiciário: o Poder Judiciário está em regime de plantão por 30 dias.
Promotoria de Justiça: Apenas atendimentos de urgência de acordo com o regime de plantão do Judiciário.
Notícias - Mesa Diretora - Paulo Henrique Machado ()