Em artigo publicado na edição de julho do Jornal Imigrante, o vereador Nestor Schwertner reforçou seu apoio ao prefeito Ary Vanazzi e às medidas que o governo municipal vem adotando no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus.

No texto, o vereador também anunciou que, na próxima quinta-feira, dia 16 de julho, vai apresentar uma Moção de Apoio ao prefeito na Câmara Municipal.

Confira o artigo completo:

 

PELA VALORIZAÇÃO DA VIDA, FORÇA VANAZZI!

Por Nestor Schwertner*

Numa conversa ao vivo que tive com o prefeito Ary Vanazzi, transmitida pela minha página de Facebook, em 8 de julho, começamos lembrando na nossa luta nos anos 80 contra as cheias do Rio dos Sinos e contra os constantes alagamentos que a população sofria a cada chuva torrencial, com residências alagadas, móveis perdidos, falta de energia elétrica e as enormes dificuldades de se recuperar a cada ano de desastres sem que o poder público tomasse medidas efetivas de serviços e de proteção às comunidades. Os tempos mudaram com as Administrações do PT.

O início deste mês de julho de 2020, por exemplo, trouxe a São Leopoldo uma série de situações críticas para além da grave crise sanitária, econômica e social causada pela pandemia do coronavírus – que o município tem enfrentado, sob o comando vigoroso do prefeito Ary Vanazzi, de maneira exemplar. No primeiro dia do mês sofremos as consequências da passagem de um ciclone pela região Sul do Brasil. Naquele dia, choveu o equivalente a 50mm em São Leopoldo, volume de chuva superior aos dos meses anteriores somados.

A desobstrução das galerias de drenagem pluvial, pela Prefeitura, executada rotineiramente neste atual governo, também evitou alagamentos que inundassem as residências, como tinha voltado a acontecer com frequência na gestão passada do PSDB/MDB. Os nossos investimentos nas 5 casas de bombas do Semae (João Corrêa, Cerquinha, Campina, Rodoviária e Ginásio), mais a macrodrenagem e desassoreamento – como as das valas e do Arroio Gauchinho – foram decisivas e demonstraram um trabalho diferenciado na defesa da população dessas regiões mais afetadas pelas chuvas. Por isso, com as chuvas entre o dia 7 e o dia 8 de julho, com equivalente a 86mm, São Leopoldo, conseguiu suportar bem a situação.

Aliás, outro problema histórico da região da Vicentina, o registro de baixa pressão nas redes de água no bairro, está sendo solucionado pelo Semae. As ações que mudam o cenário do abastecimento na região foram apresentadas pela direção da autarquia aos membros da Associação de Moradores do Bairro Vicentina (Ambavi), no início do mês de julho.

O Programa de Substituição de Redes de abastecimento de água, num sistema não destrutivo das vias, que começou no Centro da cidade em outubro de 2019, vai beneficiar, além disso, todo o município, inclusive a Grande Feitoria – que é a região mais populosa da cidade.

O trabalho preventivo e corretivo da Prefeitura, em parceria com a RGE, de podas de galhos de árvores próximos à fiação elétrica, que algumas pessoas chegaram a criticar publicamente nas redes sociais, se mostrou essencial nos últimos dias de forte ventania e chuva pois quase não houve registro de queda de energia relacionadas a galhos tocando fiação ou árvores caídas que interromperiam as redes elétricas.

São Leopoldo, apesar das medidas duras e necessárias de isolamento social para o enfrentamento e combate da Covid-19, não para as demais obras. Por isso, temos hoje duas das maiores praças do Centro da cidade (a Praça 20 e a Praça Daltro Filho) em obras de revitalização. Da mesma maneira, a Prefeitura opera com velocidade, neste momento, o calçamento e o recapeamento asfáltico (como nas avenidas Imperatriz e Feitoria) e de 120 ruas em todas as regiões da cidade – após sanear as finanças e voltar a ter crédito para implementar obras deste porte. E ainda haverá mais investimento e mais ruas que serão contempladas.

Por tudo isso, o nosso mandato na Câmara de Vereadores de São Leopoldo vai apresentar para votação na quinta-feira, 16 de julho, com base no art. 92 do Regimento Interno, uma Moção de apoio ao Prefeito Ary Vanazzi.

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde, em 8 de julho, mostrava o município de São Leopoldo com 1.359 casos positivos de Covid-19, 26 óbitos e 29 pessoas estavam internadas no Hospital Centenário. O prefeito Ary Vanazzi, publicou uma série de decretos que versam sobre medidas de distanciamento social para conter a disseminação da COVID-19 e que estas medidas sempre tiveram o intuito de preservar a vida dos habitantes de São Leopoldo.

Infelizmente, o prefeito vem sendo alvo de calúnias, injúrias, difamações e, inclusive, de criminosas ameaças de morte. Esperamos que se tratem de ações isoladas e não coordenadas por grupos via redes sociais.

Não é possível tolerar os intolerantes e os que não têm apreço à vida e colocam o lucro acima da saúde pública. Por isso, apresentarei aos meus pares na Câmara Municipal a moção de apoio ao prefeito para demonstrar que as instituições democráticas de São Leopoldo estão do lado certo da história: o da preservação da vida, o da valorização das comunidades que mais precisam, o dos investimentos sérios e consequentes na melhoria das condições de vida dos leopoldenses.

Finalizo com uma saudação especial a este importante Jornal Imigrante e a todas e todos os seus leitores – sempre atentos e bem informados sobre o nosso querido município de São Leopoldo.

*Vereador do PT de São Leopoldo
 

Notícias - Ver. Nestor Schwertner - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.