Na sessão por videoconferência na manhã de quinta-feira, 23 de julho, o plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo aprovou, em primeira votação e por unanimidade, o projeto de lei 807/2020, de autoria do vereador Nestor Schwertner (PT), que torna permanente a política de Eficiência Hidroenergética do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae). Implantada dentro do Programa Semae Sustentável, desde outubro de 2017, as ações técnicas desta política reduziram as perdas hídricas em 37% e, apenas em 2019, o Semae teve uma economia de R$ 15 milhões – grande parte relacionada ao melhor uso da energia – que é o segundo maior custo da autarquia, depois da folha de pagamento.

“Foram as ações técnicas desse programa que, além de ajudar a recuperar as finanças e a capacidade de investimento do Semae, tornaram possível que passássemos 8 meses de estiagem sem precisar racionar água no município de São Leopoldo. Da mesma maneira, na época de chuvas, o programa melhorou o sistema de macrodrenagem e de contenção das cheias dos Rio dos Sinos”, afirma o vereador Nestor Schwertner.

Em sua declaração de voto, o vereador Claudio Giacomini (PSDB) considerou o projeto meritório eu cumprimentou o autor do PL, afirmando que se manifestará mais a respeito na segunda votação. Em seguida, o vereador Perci Pereira (PP) parabenizou pela apresentação do projeto de lei. “Eu sempre votei favorável a projetos importantíssimos para a nossa comunidade”, disse Perci. O presidente da Câmara Municipal, vereador Júlio Galperin (PTB), lembrou que acompanhou a audiência pública que tratou do tema, em 21 de julho, com muitas autoridades técnicas da área da água e do saneamento. “Criar uma ação permanente da municipalidade em relação à água e à energia me parece fundamental. Por isso cumprimento o vereador Nestor dizendo que a melhor homenagem a este projeto é tê-lo aprovado, em primeira votação, de forma unânime”.

Na próxima quinta-feira, 30 de julho, o projeto está em segunda votação.

 

Notícias - Ver. Nestor Schwertner - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.