A vereadora Iara Cardoso, líder da bancada do PDT, protocolou projeto de Lei que Institui o Dia Municipal do Ciclista, no âmbito do Município de São Leopoldo a ser comemorado no dia 19 de agosto de cada ano.
A idéia é difundir o uso da bicicleta, tanto na forma de  esporte, lazer, bem como meio de transporte, promover a conscientização da importância do ciclismo e da prática de esportes como instrumentos de qualidade de vida.
O Poder Legislativo através de uma lista tríplice indicada pelos vereadores irá prestar uma homenagem a quem se destaca a prática do ciclismo nas suas mais diversas dimensões. 


  Iara ressalta que a bicicleta é um meio de transporte utilizado por muitas pessoas, tanto para chegar ao trabalho, escola, universidade, como em passeios entre amigos. Mas, além disso, o ciclismo pode ser usado para manter a forma física.
      Quando praticado de forma correta, os benefícios são muitos, dentre eles: resistência muscular, melhora do condicionamento físico, do sistema cardíaco, respiratório e muscular, ajuda a eliminar as gorduras localizadas, reduzir o estresse, sendo uma excelente atividade aeróbica e anaeróbica. Enquanto esporte é regido por diversas regras e enquadra-se em quadro categorias: provas de estradas, provas de pistas, provas de mountain bike e trilhas.
Atualmente, São Leopoldo contabiliza aproximadamente mais de 100 mil veículos emplacados  e centenas de veículos vindos de outros municípios e que circulam diariamente em nossas vias, que já se encontram congestionadas e precarizadas.
Neste contexto, urge buscar alternativas para a mobilidade urbana, a fim de desafogar o tráfego e humanizar o trânsito nas ruas de nossa cidade. Neste contexto, a bicicleta apresenta-se como modal moderno, saudável e sustentável de transporte.


O projeto irá tramitar nas comissões legislativas para posteriormente ser apreciado em plenário.

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - Alvaro Groth ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.