Vereador Rafa aposta nas Tecnologias da Informação para o aprimoramento da prestação de serviços públicos aos cidadãos

 

O uso das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação - diante dos avanços tecnológicos, aumentado em razão da pandemia, é essencial para o aprimoramento da prestação de serviços públicos, podendo seu uso gerar maior economia à administração pública e aumentar o potencialmente a qualidade do atendimento ao cidadão.

Venho do mercado tecnológico e ao longo da minha carreira, atuei em empresas de tecnologia. Nesse mercado, as relações acontecem, assim como em todo o mundo atual, de forma tecnológica e fluída a partir do uso dessas ferramentas. Sou apaixonado por tecnologia, inovação e por relacionamentos. Apesar de ser por formação professor de matemática, sempre atuei profissionalmente frente as relações empresariais de empresas do ramo tecnológico.

Ao trabalhar como secretário de desenvolvimento econômico, entre os anos de 2017 e 2020 e agora, ao atuar como vereador, estranhei ingressar em um mundo onde o tech e o digital ainda não acontecem de forma tão natural. De imediato, meu espanto provocou a necessidade de inovar. Frente a Secretaria de Desenvolvimento econômico desenvolvi o alvará digital e atuando como vereador, na segunda semana de mandato, lancei o projeto do Gabinete On-line.

Meu intuito é que as relações fluídas e tecnológicas que vivemos atualmente permeiem o serviço prestado ao cidadão, provocando na geração atual, que é tecnológica, o gosto por participar ativamente nas demandas da cidade, uma vez que o contato com o vereador possa estar na palma da mão, através do celular.

Assim como em todos outros setores, podemos pressupor que a utilização da tecnologia no setor público melhore os processos governamentais e o trabalho interno do setor público, assim como a prestação de serviço público, tendo em vista o acesso otimizado e a disponibilização do serviço, que digital, torna o acesso aos direitos sociais otimizado.

Nesse sentido, ao pensar as inovações tecnológicas, espero ainda contribuir muito positivamente para a digitalização do serviço prestado à população em São Leopoldo, pensando a digitalização para o legislativo e para os projetos do executivo. Sei que um dos projetos do governo atual comtempla a informatização do serviço público, pauta que defendo no legislativo.

As tecnologias da informação transformaram os padrões das relações humanas, repercutindo nos arranjos sociais, por óbvio, também repercutem nas relações existentes entre os cidadãos e seus respectivos governos e, por isso, é preciso estimular a informatização do serviço público para que o exercício da cidadania e o direito ao desenvolvimento tornem-se fluídos, tecnológicos e disruptivos assim como as relações do mundo atual, que é tech!

 

[Desativado] Notícias - Ver. Rafael Souza - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.