Na sessão da última quinta-feira, dia 1, foi aprovada a Moção de Repúdio, proposta pela Bancada do PT, ao anunciado processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a ser enviada ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e ao governador do RS, Eduardo Leite.

Além da Bancada do PT, o documento foi assinado pela vereadora Iara Cardoso (PDT), e os vereadores Marcelo Dentinho (PTB) e Adão Rambor (PDT). O texto menciona o compromisso de não privatizar a Companhia, firmado pelo governador Eduardo Leite durante a campanha eleitoral de 2018, e que, agora, está rompendo “com pretensões eleitorais nacionais”. Ainda, reforça que a “Corsan é uma empresa eficiente e lucrativa. Só nos últimos 4 anos, deixou mais de 1,2 bilhões de lucro nos cofres do Estado”, mencionando a experiência, capacidade e o preparo do corpo técnico e funcional para cumprir e atingir as metas do saneamento básico no Brasil.

“Falta vontade política do governo do Estado para prestar bons serviços públicos. É ainda mais absurda a iniciativa de privatizar a Corsan justamente no pior período de enfrentamento ao coronavírus. A população precisa de acesso aos serviços de abastecimento de água. É um direito! Ainda mais essencial diante da pandemia, para higienização e combate à contaminação. São 317 municípios gaúchos atendidos e a população mais vulnerável que vão sofrer com mais esse descaso do governo de Eduardo Leite”, destacou a presidenta da Câmara, vereadora Ana Affonso.

 

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.