Já está em vigor, em São Leopoldo, a lei que cria o Dia Municipal de Valorização da Mulher na Política. Sancionada este mês pelo prefeito, a proposta da vereadora Denise Bottan, suplente pelo MDB, determina o dia 26 de setembro como a data para homenagear todas as mulheres que se dedicam à política ou incentivá-las a ingressar e se posicionarem. "Demos um passo importante para o reconhecimento do valor da mulher, destacando que nosso potencial e capacidade para representar as demandas da nossa sociedade e ter garantido o direito de voz e de ação", frisa a autora da lei.

A lei chega cheia de simbolismo. Foi apresentada na Semana da Mulher, em março, quando Denise Bottan teve a oportunidade de fazer o juramento e tomar posse por um dia como vereadora em uma sessão plenária, ocupando o lugar do titular, vereador Falcão. Denise é agente comunitária de Saúde e atua na Unidade Básica de Saúde do bairro Santo André. Nas urnas, em 2020, conquistou 529 votos, sendo a quinta mulher mais votada na cidade e a primeira da sua sigla partidária.
"Reconhecer uma data para homenagear a valorização da mulher na política é destacar a importância da parcela feminina que pode lutar pelos direitos dos nossos cidadãos", destacou Denise, quando defendeu o seu então projeto. A expectativa agora é que o dia seja lembrado todos os anos com o desenvolvimento de ações de reconhecimento e incentivo às mulheres.

SIMBOLISMO
Ela explica que a escolha da data remete ao dia em que nasceu Joana Cacilda Bessa, uma mulher guerreira, que se tornou a primeira eleitora da pequena cidade de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, e acima de tudo, a primeira mulher no Brasil eleita para o conselho da intendência municipal,  equivalente à atual Câmara de Vereadores no município de Pau dos Ferros. Assim, Joana Cacilda Bessa foi a primeira mulher do Brasil a se eleger vereadora, embora essa nomenclatura ainda não fosse usada na época.

PRIMEIRA VEREADORA DO BRASIL
Marcam a luta pelo reconhecimento da mulher na política, as conquistas de muitas outras mulheres, com é o caso de Maria Felizarda de Paiva Monteiro da Silva, conhecida como Neném Paiva, a primeira mulher eleita já com a nomenclatura de vereadora. Ela foi a primeira vereadora eleita após o voto feminino virar realidade em todo o país. Em dezembro de 1935, sete anos depois da eleição de Joana Bessa em Pau dos Ferros-RN, Neném Paiva se elegeu vereadora (já com essa denominação) pelo PSD no município de Muqui, no estado do Espírito Santo. 

SEIS MULHERES TITULARES NA CÂMARA
Em 175 anos de história da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, apenas seis mulheres foram eleitas como titular para ocupar uma cadeira no Poder Legislativo Municipal, sendo a grande precursora Maria Emília de Paula, a primeira vereadora de São Leopoldo e também a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita na cidade. Essa liderança, abriu o caminho para as poucas eleitas titulares e também para a luta de muitas que ocupam ou ocuparam, ao atingir a suplência.

Notícias - Ver. Falcão - Marcos Jorge ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.