Nesta quarta-feira, 23 de junho, a Câmara Municipal de São Leopoldo promove uma Audiência Pública virtual para debater o reajuste no valor da passagem do transporte público do município. Com início às 10h, a reunião será transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Câmara, no Youtube e no Facebook

A Audiência Pública, convocada pela presidenta do Legislativo, vereadora Ana Affonso (PT), visa discutir o aumento de 49% no valor da passagem, solicitado pela empresa responsável pelo transporte público na cidade. Para isso, a conversa terá a participação do Secretário Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Luis Della Mea Lima, além de representantes do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito e do Consórcio Operacional São Leopoldo (COLEO).

A justificativa para o reajuste, segundo a empresa responsável, é a alta no valor dos combustíveis, a redução do número de passageiros e o veto do Governo Federal ao auxílio ao setor. De acordo com a proponente da audiência, vereadora Ana Affonso, o aumento no valor da passagem de ônibus é inaceitável. “Em plena pandemia e crise econômica, com tantas dificuldades para a geração da renda, a população não deve ter que se preocupar ainda com o aumento excessivo no transporte público. Este reajuste é abusivo e indevido”, ressalta. 

Em nota, a gestão municipal se disse contrária ao pedido “A Prefeitura de São Leopoldo entende como inadequado e inoportuno este valor de reajuste e entre as medidas para evitar o percentual está o acordo firmado no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) que prevê a criação do cartão social e isenção temporária do valor repassado anualmente pelo Coleo para a Prefeitura”, diz o texto. 

 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária da Câmara

Supervisão: Tabita Strassburger - Jornalista (MTB 16.318)

Foto: Rafael Moreira/PMSL

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.