Na manhã de terça-feira, 22 de junho, a vereadora Iara Cardoso (PDT) protocolou um projeto de Lei que garante o fornecimento e a distribuição de absorventes higiênicos para estudantes de baixa renda do município.

Segundo a vereadora, o projeto visa o bem estar e a saúde das mulheres, além de reduzir também, o número de faltas escolares - algo que, segundo Iara, não é muito comentado, porém, é a realidade de muitas meninas em período letivo: “Muitas vezes, as mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade não tem condições financeiras de comprar absorventes durante o período menstrual. Isso reflete em todas as áreas do desenvolvimento delas, seja no trabalho ou nos estudos”, afirma.

A falta do absorvente higiênico pode acarretar em vários tipos de complicações, entre eles, infecções vaginais pelo uso de outros produtos mais “acessíveis”, como por exemplo, papel higiênico ou pedaços de pano. Ainda há aquelas que, pelo constrangimento, chegam a perder em média 40 dias do ano letivo. “Este é um item fundamental para a saúde da mulher. Penso que se faz necessária a distribuição gratuita desses absorventes, especialmente em casos de necessidade emergencial”, ressalta a vereadora.

Para ter direito ao absorvente, a beneficiária deverá estar cadastrada em qualquer um dos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, e a distribuição será de responsabilidade da secretaria competente.

 

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.