Pensando em facilitar a rotina de muitas famílias que tem familiares idosos, que precisam de atenção e cuidados, o vereador Brasil Oliveira (PSD), protocolou um Projeto de Lei ao executivo para quem São Leopoldo tenha uma Creche do Idoso.

A ideia é que as famílias tenham um lugar seguro com atendimento médico, alimentação e atividades, onde possam deixar seus familiares para que possam trabalhar. “Sabemos que muitas famílias ficam com a renda comprometida, por terem que ficar em casa e isso traz problemas a curto, médio e longo prazo. Da mesma forma não podemos deixar esses idosos desassistidos, então a Creche do Idoso é uma alternativa viável e segura, sem que se perca o vínculo familiar”, afirma Brasil.

O projeto

A "Creche do Idoso" deverá proporcionar aos idosos o atendimento mínimo, com saúde e alimentação, melhor qualidade de vida, com atividades de lazer compatíveis com a condição do idoso. Ainda está previsto profissionais capacitados na área de enfermagem para monitorar e acompanhar a estada do idoso nas suas particularidades, bem como o uso dos medicamentos de uso mediato ou contínuo, segundo a necessidade do idoso no horário definido. Os idosos serão recebidos na "Creche do Idoso" por sua própria iniciativa ou da família responsável, permanecendo em tempo integral ou parcial, segundo a convivência ou necessidade.

No seu artigo 1º fica instituído que o Município de São Leopoldo irá proporcionar acolhimento, abrigo diurno, cuidados, proteção e convivência adequados às suas necessidades, com atendimento de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

A atenção especial de que trata o caput deste artigo compreenderá os seguintes requisitos:

I- Atendimento às pessoas idosas com 60 (sessenta) anos ou mais, cuja renda familiar seja de até três salários mínimos, em situação de vulnerabilidade ou risco social, semi-dependentes para a realização de atividades da vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante o dia ou parte dele,devido a compromissos como trabalho, estudo e outros que impossibilitem o cuidado com o idoso;
 
II- Prevenção do isolamento e institucionalização da pessoa idosa, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares;

 

Notícias - Ver. Brasil Oliveira - Laura Piffero ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.