Foi inaugurado neste domingo (24) a primeira praça infantil do Projeto Renova Praça, do vereador Gabriel Dias (Cidadania). O entre blocos da quadra 1 da Cohab Feitoria, que antes era motivo de preocupação aos moradores, virou um ponto de encontro e de alegria. 
- Isto aqui era um lixão, hoje essa gurizada tá toda feliz. Lindo demais. Isso é uma humildade que a gente não vê. É raro a gente ver. A humildade de chegar, tirar o lixo e colocar uma praça para a criança sorrir, parabeniza a moradora Laiana Eduarda da Silva Vaz.
A limpeza do local que foi feita no dia anterior, retirou uma caçamba de lixo. Já no sábado pela manhã, foram instalados brinquedos como escorrega, gangorra e balanços, para a alegria da criançada que acompanhava atenta a obra de mudança do local. 
- Aqui todo mundo vai poder brincar e ser feliz. E todo mundo vai ter um momento de felicidade. Não vai mais viver em cima do lixo, vai viver em cima de uma pracinha sorridente, com todas as crianças possíveis para brincar, pra ser uma felicidade só, comemorava eufórico o pequeno Miguel de Oliveira Pereira, de 8 anos.
O local além de ajudar a diversão da gurizada, agora é um ponto de convívio social das famílias, capaz de propiciar uma interação sadia entre os vizinhos. 
- Olha, pelo índice que a gente tem, a nossa comunidade é uma das mais privilegiadas, tem 13 praças aqui dentro. Mas dentro dos blocos, nunca houve uma atividade assim. E para um pai estar vindo pertinho de casa, não precisar estar se deslocando muitas vezes para outra praça, ajuda muito a dar um pouco mais de educação para a criançada, comenta o ativista social e cultural Valter da Silva Cardoso, morador desde 1982 dos blocos da Cohab Feitoria.
Os brinquedos instalados custaram pouco mais de R$ 2 mil. Esse dinheiro foi arrecadado numa parceria do gabinete do vereador Gabriel Dias com lideranças locais, amigos e voluntários. Uma das ações responsável por 50% do valor da instalação foi uma venda de galeto organizada pelo casal Alex Raimundo Rodrigues e sua companheira Elisiane Rodrigues. O restante veio de voluntários da comunidade e amigos do vereador. No local também foram distribuídos cachorros quentes e refrigerantes para os que participaram da festa. 
- Até mesmo o cachorro quente, muitas vezes estas crianças não têm nada para comer. O cachorro quente já dá um alívio na barriga da criança. Este é um campo onde mais tem crianças que necessitam. Então um cachorro quente e um refri já é uma alegria. Ou uma roupa. Quando vê, elas não tem uma roupa pra colocar com esse frio que tá fazendo, complementa agradecida Laiana.
No local também foi montado um balcão e varal com doação de roupas. Desde o início do inverno o gabinete do vereador se mobilizou para organizar a arrecadação e distribuição de agasalhos. O telefone funcional do gabinete está organizando tanta a arrecadação de agasalhos como a distribuição para quem necessita. Interessados tanto em doar ou receber as roupas podem entrar em contato via whatsapp pelo telefone (51) 99242-1436, que o gabinete organiza a coleta ou a entrega.

Notícias - Ver. Gabriel Dias - Assessoria de Comunicação do vereador Gabriel ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.