A noite de segunda-feira (26) foi marcada pela celebração ao Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, Latina e Caribenha. Promovida pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, uma Sessão Solene especial recebeu lideranças do movimento negro e autoridades do município.

“Entramos para a história. Entramos no calendário de uma cidade de imigração alemã, historicamente racista, onde nós negros, principalmente as mulheres negras, temos pouquíssima visibilidade, então este é um momento histórico”, comentou a proponente do evento, vereadora Nadir Jesus (PT).

Para a presidenta do Legislativo, vereadora Ana Affonso (PT), o momento reconhece e fortalece a luta da população negra da cidade. “Esta Casa tem um imenso orgulho de ter a presença da Vereadora Nadir compondo uma das cadeiras do Legislativo. Este reconhecimento é indispensável, porque nestes 175 anos é a primeira vez que temos uma mulher negra aqui entre nós. Isto é de uma importância tão grande, não só do ponto de vista da representatividade, mas também porque traz um resultado concreto na vida das mulheres negras e da população negra da cidade”, destaca. 

Nadir é autora do projeto de Lei que institui o Dia da Mulher Negra no calendário oficial do município, aprovado no começo do mês de julho. “A partir de agora, São Leopoldo comemora sim no dia 25 de julho, além da imigração alemã, o Dia da Mulher Negra e de Tereza de Benguela, pelo reconhecimento de toda a luta do povo que já estava aqui na Feitoria quando os imigrantes chegaram”, ressalta a proponente.

Durante o evento, a vereadora relembrou a sua trajetória de vida, especialmente, quanto aos episódios de racismo e discriminação pelos quais já foi vítima. “Hoje eu sou a primeira vereadora negra a ocupar este espaço, mas eu peço a vocês que não deixem que eu seja a última, nem a única. Que em breve possamos ter nestas cadeiras muito mais mulheres, principalmente mais mulheres negras”, enfatizou.

As mães dos vereadores (as) Nadir e Tiago Silveira (PT), as Senhoras Carmen e Marta, respectivamente, também foram condecoradas na solenidade, que contou ainda com a apresentação musical da dupla Mari Lima e Juninho.

Participaram do evento o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, a chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (Sedhu), Adriangela Cabral, as representantes das Secretarias de Políticas para Mulheres (Sepom), Suelen Aires Gonçalves, e de Cultura e Relações Internacionais (Secult), Luísa Gonçalves, a Mais Bela Negra de São Leopoldo, Tamires Dias e o representante do Gabinete do Vereador Falcão (MDB), Gutierres Vieira.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária da Câmara 
Supervisão: Eduarda Rocha – Jornalista/CM São Leopoldo
Imagens: Bruno Pereira/CM São Leopoldo

Notícias - Mesa Diretora - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.