A Câmara Municipal de São Leopoldo promoveu na última quinta-feira, 5, a primeira Audiência Pública do Ciclo de debates “Lei Maria da Penha 15 anos: A construção de uma cidade segura para as mulheres”. A conversa reuniu autoridades, vereadores e representantes locais para discutir “O papel da Guarda Municipal na prevenção à violência doméstica”. 

De acordo com a proponente dos debates e presidenta do Legislativo, vereadora Ana Affonso (PT), a iniciativa visa construir uma cidade realmente segura para as mulheres. “Faremos quatro Audiências Públicas durante este Agosto Lilás, trazendo as autoridades locais para juntos refletirmos sobre a consequência pandêmica do aumento da violência doméstica, somada ao machismo, para que assim a gente consiga mudar esta realidade em que a violência foi naturalizada”, destaca.  

Ana enfatiza que o tema da primeira conversa foi escolhido para pensar formas de prevenir a violência doméstica no território local, em conjunto com os serviços de proteção disponíveis. “A Guarda tem um perfil e uma tarefa que é comunitária e é de prevenção, então, através dela, nós podemos sim avançar na cidade de São Leopoldo”, pontua. 

O Comandante da Guarda Civil Municipal, José Carlos Pedrozo, reforçou que ainda é preciso discutir muito o tema e desenvolver novos projetos. “A Guarda está à disposição para participar deste processo, de dentro e com protagonismo, justamente porque a GCM foi criada com o viés da prevenção. Nós queremos ser parceiros em todas as iniciativas que busquem trabalhar esta questão. Sempre vamos atender quando uma denúncia de violência doméstica tocar no 153, a ordem é prestar socorro, dar encaminhamento e proteger esta mulher”, salienta. 

Já a presidenta do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM), Eliene Amorim, lembrou o papel da GCM nas comunidades, conversando e orientando as mulheres em todos os espaços. “Pensar a segurança pública das mulheres da nossa cidade em conjunto com a Guarda Municipal é de uma inteligência estratégica muito efetiva, afetiva e carinhosa, porque isto traz a Guarda para o centro do debate e é ela que está lá presente nas comunidades”, comenta. 

Por fim, Ana falou da importância da Lei Maria da Penha e da necessidade de afirmar diariamente que a violência contra a mulher é crime. “A Lei Maria da Penha, tão discutida e tão questionada pelos machistas e por aqueles que não sabem e nunca viveram uma agressão, uma ameaça, se impõe todos os dias na vida de mulheres. Na perspectiva de construção de uma cidade segura para as mulheres, fortalecer esta lei significa um trabalho diário, não só no aniversário da Lei, que completa 15 anos no sábado, mas todos os dias”, conclui. 

Ainda estão previstas outras três Audiências Públicas para debater o tema durante o Agosto Lilás. Os relatos completos da primeira Audiência estão disponíveis no link Audiência Pública da Câmara de São Leopoldo - 05/08/2021

 

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo/CMSL

Fotos: Bruno Pereira/CMSL

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.