Em São Leopoldo, a lei 8.609 que proíbe a circulação de carroças em São Leopoldo, de autoria do vereador Brasil Oliveira, começou a ser cumprida neste mês de agosto de 2021. A lei foi aprovada em 2017 e tinha quatros anos para ser cumprida, mas, só em 2021, após a Pandemia, as ações por parte do Governo Municipal começaram a ser tomadas.

O primeiro passo foi montar um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Proteção Animal, composto também por protetores de animais, integrantes do gabinete do Vereador Brasil Oliveira, da Vereadora Nadir Jesus, lideranças das comunidades e representantes dos carroceiros, secretarias municipais de saúde, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e tecnológico.

Foi proposta então, por esse grupo, uma alteração no prazo da lei 8.609, que dá mais um ano para cumprimento integral e retira das carroças do município. Diante de todas as dificuldades sanitárias encontradas nos últimos anos, a Câmara de Vereadores, inclusive o autor da lei, vereador Brasil Oliveira, foi solidário e aceitou prorrogar por mais um ano, desde que o plano de ação começasse imediatamente. E assim foi feito, conforme listagem abaixo.

Como irá ficar a proibição?

1ª ZONA - Centro - Rio dos Sinos, BR 116, Av. João Corrêa, Av. Mauá  - a partir de 01/08/21

2ª ZONA - Fião, Padre Reus, Cristo Reis e parte do Bairro São João Batista - Av. João Corrêa, Av. Mauá, divisa com Sapucaia do Sul e BR 116 - a partir de 01/10/21

3ª ZONA - Morro do Espelho, Jardim América, Santa Tereza, Duque de Caxias e Fazenda São Borja  - Av. Mauá, Av. João Corrêa, Av. São Borja, Av. Cristopher Levalley, Estrada Eduardo Tim e divisa com Sapucaia do Sul - a partir de 01/12/21.

ZONA - Rio Branco, Santo André e Campestre, COHAB Feitoria - Av. Feitoria, Av. São Borja e divisa com Novo Hamburgo - a partir de 01/03/22

5ª ZONA - Arroio da Manteiga - Estrada do Socorro, Av. João Carlos Hohendorf, Av. Parobé - a partir de 01/03/22

6ª ZONA - Campina, Scharlau - Rio dos Sinos, BR 116, Estrada do Socorro, Av. João Carlos Hohendorf, Divisa com Novo Hamburgo - a partir de 01/04/22

7ª ZONA - São José, Pinheiro e Feitoria - Av. Mauá, Av. João Corrêa, Av. Feitoria, Rio dos Sinos - a partir de 01/05/22

8ª ZONA - Rio dos Sinos, Santos Dumont, Brás - Rio dos Sinos, BR 116, divisa com Novo Hamburgo - a partir de 01/07/22

9ª ZONA - São Miguel, Vicentina e parte do São João Batista - Rio dos Sinos, BR 116, divisa com Sapucaia do Sul - a partir de 01/07/22

 

MAIS DÚVIDAS: 

Como ficarão as famílias?

Um projeto da Prefeitura de São Leopoldo, em parceria com a Unisinos e o grupo Engenheiros pela Comunidade, está desenvolvendo o projeto para criação de uma bicicleta elétrica. Além disso, os jovens serão encaminhados para cursos profissionalizantes e novas oportunidades de trabalho, bem como as crianças serão encaminhadas para escola. Essa lei foi construída junto com lideranças da comunidade e representantes dos carroceiros.

 

Para onde irão os cavalos recolhidos?

A Prefeitura de São Leopoldo, por meio da Secretaria de Proteção Animal, irá contratar um serviço terceirizado para colocação dos animais vítimas de maus-tratos e depois irá doá-los para que possam ter uma "aposentadoria" segura e longe das carroças. 

 

Quantas carroças têm em São Leopoldo?

Até 31 de dezembro de 2021, a Prefeitura irá apresentar esse número. Está sendo feito um cadastro dos carroceiros nas comunidades onde eles vivem pelas Secretarias de Desenvolvimento Social e de Proteção Animal. Até julho de 2021, 43 carroceiros se cadastraram.

Como denunciar?

As denúncias devem ser feitas pelo 153 da Guarda Municipal e pelo 3592-9981, da Secretaria de Proteção Animal. Toda comunidade pode denunciar.

Notícias - Ver. Brasil Oliveira - Laura Piffero ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.