Partindo do convite do vereador Lemos, feito há semanas, na quinta-feira, 19, ele recebeu o secretário de Obras e Habitação do Estado do RS, José Stédile. Após reunião no gabinete, seguiram para visitas.

Na Ocupação do Justo viram como está a situação de centenas de casas sem infraestrutura básica. Na Justo moram cerca de 8 mil pessoas distribuídas em mais de 2.500 famílias. A ocupação chega a 31 anos de existência com famílias que vivem ali desde o início.

É luta do vereador Lemos a busca pela regularização fundiária na Justo. A regulamentação dos terrenos virá, enfim, para benefício de todos. Serão impostos pagos com valor revertido para o Município e Estado, que retornará, claro, sob forma de melhorias para as comunidades mesmo, pagamentos de luz, por exemplo. Lemos está firme na intermediação entre Estado e Município para isso. É mais uma bandeira sua, no caso em prol dos leopoldenses das duas áreas.

Ainda, como o secretário Stédile coordena o programa Nenhuma Casa sem Banheiro, do governo do Estado, se mostrou disposto a trazê-lo para a Justo. O projeto prevê a construção de banheiros em casas de famílias em situação de vulnerabilidade.

Já faz meses que Lemos, como vereador, trabalha para que o projeto contemple famílias de nosso município e esse encontro com Stédile veio a ser mais um passo nesse sentido.

Ainda, foi constatada a necessidade de um poço artesiano, a fim de suprir o fornecimento de água para os moradores. Stédile destacou que o caminho é a Prefeitura enviar oficio ao governo do RS solicitando autorização para a que o Estado possa utilizar as máquinas e perfurar poço de mais de 300 metros.

Após, seguiram para a Ocupação Esperança, no Morro do Paula. Igualmente, Lemos está pleiteando a regularização de terrenos através de pedido de providência protocolado em abril.

Lá residem mais de 200 famílias em propriedades pertencentes ao Estado e onde seria construída uma penitenciária, sendo que estas teriam que sair do local. Como a construção não ocorreu, Lemos pediu que as propriedades sejam restituídas para o Município de São Leopoldo, para que sejam realizadas as devidas regularizações.

Stédile se mostrou sensível também a este problema.

Falaram para cerca de 300 moradores, quando o secretário sentenciou que nenhuma família será convidada a se retirar de lá, dizendo que conta com o apoio enquanto vereador para a regularização. Lemos afirmou que tem excelente diálogo com o Executivo sobre o assunto. Reiterou, ainda, que já foram destinados ao Município 100 mil reais da verba de 1 milhão e 100 mil reais que conseguiu trazer, valor que poderá ir para este fim.

As conversas com o secretário Stédile vêm acontecendo desde o início do mandato. Bom trânsito na Secretaria do nosso Estado e excelente diálogo com Stédile dão a certeza de que está num bom caminho: sempre buscando o melhor para os moradores.

Lemos, o amigo do povo.

Notícias - Ver. Alessandro Camilo da Silva - Rejane ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.