Em meio a um cenário de pandemia, o anúncio do governador Eduardo Leite com o Programa Assistir gerou descontentamento e preocupações para as lideranças políticas da região metropolitana do Estado. Reunidos de forma virtual na manhã desta terça-feira (24), mais de 50 pessoas entre presidentes das Câmaras e vereadores, se unem para organizar uma mobilização conjunta em defesa dos hospitais.

A ideia partiu da presidenta da Câmara de São Leopoldo, Ana Affonso (PT), que também promoveu nesta semana a reativação do Comitê em Defesa do Hospital Centenário. “Neste momento nós precisamos de um movimento suprapartidário que ecoe a força dos legislativos. É extremamente importante que tenhamos atividades conjuntas a fim de mostrar contrariedade a esta proposta absurda”, comentou.

Entre os relatos dos representantes das comunidades, está a preocupação com o funcionamento de setores importantes das casas de saúde. Em Parobé, o chefe da Casa Legislativa destaca que pode haver o fechamento do setor de obtestrícia e o fim dos atendimentos em emergência. “Nosso hospital vai perder mais de R$ 6 milhões em recursos, isto é inadmissível. Não temos como manter o atendimento às pessoas sem esta verba”, salientou o vereador Marcos Friedrich (PDT).

Conforme os parlamentares, mesmo aqueles hospitais que perdem menos recursos, impactam toda a cadeia do Sistema Único de Saúde regional. “Precisamos fortalecer nossas atividades de forma coletiva, unindo todos os municípios. Quando um é impactado, todos acabam sofrendo aumento da demanda, gerando um caos da saúde. Nossa agenda conjunta vai avançar fortemente”, salientou o presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira (PSDB).

Uma das instituições afetadas pelo novo programa é o Hospital Centenário, que atualmente é referência para o atendimento de pacientes de 25 cidades do Estado, incluindo São Leopoldo.   

Ao final da reunião, os parlamentares definiram estratégias de mobilização em atividades que devem ocorrer na próxima semana. O encontro reuniu presidentes e vereadores das Câmaras de São Leopoldo, Parobé, Gravataí, Sapucaia, Esteio, Novo Hamburgo, Canoas, Estância, além dos deputados estaduais Marcus Vinicius Almeida (PP) e Pepe Vargas (PT).   

Texto: Eduarda Rocha/CMSL e Patrícia Wisnieski – Estagiária/CMSL
Foto: Eduarda Rocha/CMSL

Notícias - Mesa Diretora - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.