Pais e alunos do Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider, a Escola Pedrinho, encontram-se em uma situação dramática nesta retomada das aulas presenciais. Isso porque, desde o mês de fevereiro a instituição foi interditada pelo Corpo de Bombeiros a pedido do Ministério Público. 

Agora, a equipe diretiva busca alternativas e soluções para não deixar os alunos sem acesso ao ensino. "Desde 2015 nós já estamos pedindo que seja feitas as reformas necessárias aqui na escola. Com as chuvas e a deterioração do prédio, acabamos sofrendo esta interdição, porém, há anos nós custeamos a manutenção básica da escola somente com nossos recursos", explicou o diretor Vinicius Villela. 

Como uma das parlamentares mais atuantes quando o assunto é educação na Câmara de Vereadores, a vereadora Ana Affonso esteve no local na última sexta-feira, dia 11, para acompanhar de perto a situação e buscar informações a respeito das tratativas entre a equipe diretiva e os representantes da Secretaria de Educação do Governo do Estado. "É inadmissível que uma escola tão querida e acolhedora como esta fique de portas fechadas à comunidade. Nós iremos cobrar dos órgãos responsáveis o cumprimento desta obra dentro dos prazos estabelecidos", destacou Ana. 

Todo o processo está sendo acompanhando pelo Ministério Público, a fim de garantir que as obras necessárias na infraestrutura da escola sejam executadas de forma emergencial. "Tudo que nós queremos é que o governo do Estado cumpra com seus compromissos e nos entregue esta escola no período estipulado. Queremos ver os estudantes pelos corredores novamente, obtendo conhecimento, tendo acesso à educação que oferecemos aqui, mas de forma segura", explica o diretor. 

Para debater o assunto também no parlamento reunindo as autoridades competentes e a comunidade escolar, a vereadora protocolou o pedido de uma Audiência Pública para o dia 28 de março, às 18h30, na Câmara de Vereadores. "Queremos ouvir todos e acompanhar de perto toda esta situação que é grave e demonstra o descaso do Governo do Estado com as escolas estaduais. Sem investimentos, acabam fechando suas portas. Isto é um absurdo", salienta a parlamentar. 

Texto e Foto: Eduarda Rocha/Assessoria de Imprensa 

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.