O Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU) e a Campanha Despejo Zero, junto com redes, entidades e movimentos populares regionais e nacionais, realizam a Missão-Denúncia Porto Alegre e da Região Metropolitana do Estado. Em São Leopoldo, as lideranças foram reunidas pelo Movimento Nacional de Luta Pela Moradia (MNLM), onde foram feitas visitas às ocupações do município.

A vistoria percorreu as ocupações Mauá, RedeMix e Steigleder, e teve a presença e os relatos de de representantes das ocupações Contêiner, Aeroclube, Justo, Cerâmica Anita, Esperança, Tancredo e Vitória.

Militante da luta pela moradia e apoiadora das lutas comunitárias, a vereadora Ana Affonso (PT) acompanhou as vistorias que contaram com a presença de defensoras públicas do Estado e lideranças da causa dos direitos humanos no Brasil. “Estamos verificando in loco e tendo este olhar para a realidade das ocupações. Saber que temos aqui representantes da defensoria nos dá muita esperança de que a vida destas pessoas seja melhor. Sabemos que é a defensoria o espaço capaz de denunciar a situação em que estas pessoas vivem, cobrando dos órgãos competentes que suas obrigações sejam cumpridas”, destacou Ana.

Ana também salientou a urgência do poder público de possibilitar a estas comunidades o acesso ao básico como o alimento, a água e luz. “Em São Leopoldo as nossas experiências nas ocupações têm sido de resistência. Nos últimos meses tivemos grandes exemplos de que é possível sim fazer um governo que olhe para quem mais precisa, servindo de exemplo para outros municípios”, comentou.

Para o dirigente nacional do MNLM, Cristiano Schumacher, a missão tem como objetivo identificar as situações de conflito e mapear a situação que vivem as comunidades das periferias. “Vamos propor iniciativas e cobrar medidas do judiciário para que diminuam os conflitos e que resolvam o tema da moradia. Sem recursos do Governo Federal, o tema da moradia acaba sendo ainda mais conflitante, precisamos de investimentos públicos”, salientou.

Na região metropolitana, a missão visitou territórios nos municípios de Campo Bom, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. No IFSul Sapucaia, foi realizada uma Audiência Pública que contou com a presença dos moradores das ocupações que sofrem diariamente com a falta de infraestrutura.

Texto e fotos: Eduarda Rocha/CMSL

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.