A última semana foi marcada pelo ato de assinatura do Termo de Parceria entre a Prefeitura Municipal e uma das iniciativas mais importantes quando o assunto é economia solidária em São Leopoldo. Foi assinado pelo prefeito Ary Vanazzi, o termo que prevê uma parceria com a Cooperativa de Trabalho Mundo Mais Limpo para a reciclagem de óleo de cozinha no município.

Há 15 anos, a iniciativa reúne mulheres para a confecção de sabão, velas e outros produtos que tem origem na reciclagem do óleo de cozinha. “Nós acompanhamos de perto e ajudamos a construir esta parceria tão sonhada. É mais um passo que São Leopoldo dá em direção não só a questão do cuidado com o meio ambiente, como também no fortalecimento de iniciativas da economia solidária”, comentou a vereadora Ana Affonso (PT).

Além de ampliar os serviços de coleta, o projeto também define outras etapas, como a instalação de 30 pontos de coleta para a entrega voluntária, outros 10 pontos em diferentes lugares do poder público municipal. Também haverá a criação de rotas para a captação de óleo usado nos bairros e localidades do município.

Nas escolas, devem ser realizadas também atividades de educação ambiental a serem planejadas em conjunto com as cooperativadas. “Vejam, nós estamos possibilitando a ampliação de uma iniciativa que gera empregos e beneficia mulheres que são chefes de família, mas também ampliando nosso trabalho de proteção para com o meio ambiente”, destacou o prefeito Ary Vanazzi.

Para as cooperativadas, o processo marca uma nova fase para a Mundo Mais Limpo. “Pode parecer pequeno o que fazemos aqui, mas nosso trabalho é geração de renda, é empoderamento da mulher, cuidado com o meio ambiente e consumo responsável. Nos sentimos reconhecidas com esta parceria sendo concretizada”, afirmou a presidente da cooperativa Regina Aparecida da Silva.

Texto e foto: Eduarda Rocha/CMSL

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.