Segunda-feira, 1º de agosto, 19h, a pedido do vereador Marcel Frison (PT), ocorre a sessão solene que homenageia os 20 anos da Páscoa de Padre Orestes. Na solenidade, será entregue a moção de homenagem ao Centro de Espiritualidade Padre Arturo (CEPA) pela preservação da memória do sacerdote. A sessão será no plenário da Câmara de Vereadores (Rua Independência, 66, Centro).

Para Frison, realizar o ato é uma forma de manter viva e divulgar a história do padre. “Ele foi alguém que viveu e deixou um importante legado para a cidade. Tanto em relação ao cuidado com os mais pobres como na criação do movimento Pró-dique e tantas outras realizações que reforçam a sua humanidade e a sua missão”, explica.

O Padre Edson Thomassim, conhecido na comunidade como Padre Edinho, diz que Padre Orestes é uma referência de compromisso do ministério dos padres com a realidade da vida das pessoas. “Ele é a síntese da fé e da ação. Padre Orestes apostava no potencial das pessoas, encorajava, valorizava e criava oportunidades”.

Sobre Padre Orestes

Padre Orestes João Stragliotto nasceu em 10 de dezembro de 1928 no distrito de Galópolis, em Caxias do Sul. Em 1949 estudou filosofia no Seminário Central de São Leopoldo. Em 1954 iniciou seus estudos teológicos na Itália, ordenando-se Sacerdote em 1958. No mesmo ano, retorna ao Brasil e celebra sua primeira missa em sua localidade natal. Nos anos 80, Padre Orestes chega a São Leopoldo e toma posse como pároco da Paróquia Santo Inácio do Rio dos Sinos. Cinco dias após, depara-se com uma grande enchente, que inclusive deixou debaixo d’água a Igreja. Aí começa a sua caminhada na luta pelo dique e suas tantas outras ações diretas nas comunidades. Participou da criação de diversas entidades, como a Associação Meninos e Meninas de Progresso (AMMEP).   

Notícias - Ver. Marcel Frison - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.