O presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo, Marcelo Dentinho, aproveitou a visita de cortesia ao Corpo de Bombeiros do município, na quarta-feira (08/02), para tratar sobre a abertura de um novo batalhão na zona Norte, uma demanda histórica da comunidade da região. O comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), tenente coronel Maurício Ferro Correa, e o comandante da 1ª Companhia de Bombeiros Militar, capitão André Borges Fernandes, receberam o vereador e o secretário-geral do Legislativo, Leandro Lemes. 

Durante a conversa, o comandante Correa apresentou a portaria do Índice de Articulação Operacional, de janeiro deste ano, que mostra a ordem dos municípios com maior necessidade da instalação de novos quartéis. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, São Leopoldo ocupa a quinta colocação. “Em mais de três anos que atuo em São Leopoldo, é a primeira vez que um agente público nos procura para tratar sobre este tema, e este estudo mostra claramente o quanto se faz necessária a ampliação dos serviços no município”, afirmou o comandante. 

Segundo o vereador, “por mais que os bombeiros se empenhem para chegar o mais rápido possível, temos uma BR-116 que corta nossa cidade e, nos horários de pico, estamos falando em minutos que se perdem devido ao trânsito. Qualquer atraso nessa situação pode significar até uma vida”. Ainda conforme Dentinho, “a zona norte cresceu muito, e este estudo só reforça o quanto essa demanda se faz necessária. Agora é ir atrás de apoio público e privado para tornar possível este novo quartel”. 

Conforme o comandante Correa, novas turmas de bombeiros estão em fase de formação, o que possibilitaria a vinda de efetivo para São Leopoldo. Hoje também seria possível destinar um dos caminhões para um novo prédio na zona norte, o que agilizaria o atendimento em toda essa região. 

Notícias - Ver. Marcelo Dentinho - Paulo Henrique Machado ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.