O vereador Marcel Frison (PT), membro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, presidiu na manhã da segunda-feira, 27 de fevereiro, a Audiência Pública para apresentação do Relatório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAD) referente ao 3º quadrimestre de 2022. Também participaram da atividade a vereadora Iara Cardoso (PDT), que também compõe a Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e os vereadores Nestor Schwertner (PT) e Brasil Oliveira (PSD).

“Este relatório é uma ferramenta importante para guiar as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde. É fundamental que recebamos e analisemos as informações para entendermos a situação vigente. Além disso, verificar os dados positivos do Hospital Centenário demonstra como a gestão do prefeito Vanazzi tem investido em melhorias e na qualificação dos serviços da instituição, mesmo com a mínima presença do Estado, algo considerado grave e que há anos estamos denunciando”, destaca Frison.

Márcio Marques Rigol, contador do Fundo Municipal de Saúde, e Augusto Meyer, sanitarista residente da UFRGS (representando a coordenação de planejamento da SEMSAD), apresentaram o relatório, composto pelo Monitoramento da Gestão em Saúde (MGS) e do Sistema de Acompanhamento do Relatório de Gestão do SUS (SARGUS), do Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúde (ASPS) e dos dados detalhados que formam a rede, o atendimento e a produção.

Entre os dados, destaque para o número de óbitos pela Covid, que se comparado ao mesmo período em 2021 apresentou queda de 88,57%. No último quadrimestre de 2021 foram 70 pessoas que morreram vítimas da doença. Em 2022 foram 8. Outra informação interessante é o crescimento de 50% na aplicação da primeira dose de reforço da vacina contra o coronavírus e a ampliação geral dos dados de produção da Assistência Farmacêutica, SAMU, Atenção Hospitalar, Atenção Psicossocial, em diversos procedimentos da Atenção Especializada e serviços da Atenção Básica.

Notícias - Ver. Marcel Frison - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.