A noite de segunda-feira (20) foi de celebrar a história de mulheres da comunidade de São Leopoldense. Intitulado “Mulheres: Trajetórias e Vivências” e fora do protocolo formal do Legislativo, o evento proporcionou um lugar de escuta para lideranças femininas que mobilizam diferentes setores, que contaram sua trajetória de vida ao público presente.

Segundo a vereadora Ana Affonso (PT), proponente do evento, o principal objetivo foi conhecer a realidade de algumas das mulheres que circulam pelo município, partilhando suas dores, suas dificuldades e suas vitórias pessoais. “Estas trajetórias que muitas vezes são invisíveis e que merecem  ser reconhecidas e homenageadas. A partir de agora, quando a gente se encontrar por aí, vamos lembrar desta noite com muito carinho e respeitar ainda mais a vivência de todas”, explicou. 

Além das homenageadas, a sessão contou com a presença das secretárias e diretoras que integram a administração municipal. “Nós todas fazemos parte de uma trajetória coletiva, quando ouvimos estes relatos, nos reconhecemos em cada uma de vocês que hoje recebem esta homenagem”, destacou a presidenta do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Eliene Amorim.

Ao todo, onze mulheres narraram suas trajetórias entre elas educadoras, líderes de ocupação e cozinha comunitária, enfermeira, presidentas de associação de moradores, militantes do movimento negro e indígena, além de assistentes sociais, lideranças religiosas e psicólogas.  Foram elas: Adriângela Cabral, Andressa Ost, Ana Lúcia Magalhães, Jussara Dias Bueno, Vanusa Patrícia Antunes de Sá Batista, Shauane Bianca Antunes de Sá Batista, Dilce Maria da Rosa, Maria Gislaine Paim, Sueli Khey Tomás, Ingebord Eichwald e Maria Janete dos Santos Linhares. 

“São muitas as mulheres que me fizeram ser quem eu sou hoje. A gente não consegue dimensionar a quantidade de mulheres que passam pela nossa vida, que vão construindo a nossa história. É estranho estar hoje aqui tirando a nossa existência e resistência da invisibilidade”, enfatizou a psicóloga Andressa Ost. 

Sob aplausos do público que prestigiou, a vereadora proponente encerrou o evento reforçando a importância de viabilizar espaços de diálogo e escuta para as mulheres. “São mulheres de luta que mostraram sua força, sua coragem, que compartilham muitas vezes das mesmas dificuldades e obstáculos que a desigualdade de gênero ainda nos impõem. Sem dúvida, um momento que mexeu com todas e todos que vieram aqui para ouvir e prestigiar cada uma delas”, finalizou.  

Fizeram parte da mesa oficial a secretária de Orçamento Participativo, Angélica Severo; secretária de Políticas para Mulheres, Inajara Pfeil; secretária de Direitos Humanos, Nadir de Jesus; presidenta da Fundação do Hospital Centenário, Lilian Silva; secretária adjunta de Habitação, Jussara Lanfermann; secretária de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Giselda Matheus; a presidenta da Fundação Municipal de Saúde, Paula Silva e o vereador do PDT, Gilmar Pinto. A transmissão completa da solenidade está disponível no canal da Câmara de Vereadores de São Leopoldo no Youtube. 

Texto e Foto: Eduarda Rocha/Jornalista MTB MTB 0020411/RS

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.