Na noite de segunda-feira (10), o vereador Gilmar Pinto (PDT), realizou na Câmara de Vereadores, audiência pública sobre a Câmara Temática de Desenvolvimento da Indústria. Com diversas autoridades presentes, ligadas ao poder público municipal, Unisinos, Instituto Federal, empresários e trabalhadores dos setores industriais da cidade, o evento provocou inúmeras reflexões sobre o futuro da indústria, através da educação, produção de empregos e novas tecnologias para o setor. 
“Busco debater e contribuir com o desenvolvimento da cidade com as bandeiras do trabalho e do ensino técnico qualificado. Esta Câmara Temática é fundamental para retomar o protagonismo da cidade e trazer desenvolvimento para o futuro”, disse o vereador proponente. 
Nelsinho Metalúrgico, assessor de planejamento do gabinete do prefeito Ary Vanazzi e coordenador da Câmara de desenvolvimento industrial, destacou a importância do espaço frente a deterioração econômica e do setor nos últimos anos “é necessário apresentar propostas, construir movimento com todos os segmentos da nossa sociedade” disse Nelsinho. 
A secretaria de educação do município destacou os investimentos em qualificação profissional dos professores para a construção do indivíduo como sujeito que precisa saber se relacionar com o todo com habilidades sociais e profissionais. Apesar de a rede municipal não preparar especificamente para o mercado de trabalho, pois é no ensino médio que há maior foco profissional. 

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico Juliano Maciel lembra que a Câmara servirá de modelo para o desenvolvimento econômico da cidade, pois vários atores estão empenhados a construir juntos ações para alavancar as oportunidades na cidade e isso tem vários desdobramentos, na economia, comércio, no PIB da cidade. 
O representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo, Valmir Pizzutti, destacou todo o trabalho que a Câmara tem pela frente “O que mais a indústria precisa é de trabalhador qualificado para o fortalecimento do setor”, reforçando a presença da Unisinos, Carlos Alberto Diehl, professor da universidade e André Capelão, representando o IFSUL. 
“O setor tem grande importância na economia e o desafio era buscar mais postos de trabalho, por isso, a relação com o sindicato patronal que a Câmara está promovendo é tão importante para o futuro da cidade”, disse Genilso Vargas do Sindicato dos Metalúrgicos. 
“A Unisinos é comprometida com o desenvolvimento de São Leopoldo, por isso, entendemos que o desenvolvimento acontece de uma forma sustentável se for feito com base em ciência, fatos e dados e nosso papel nesta iniciativa é trazer isso”, disse o professor, pesquisador e representante da Unisinos, Carlos Alberto Diehl. 
Gilmar encerrou a audiência dizendo “como trabalhista e representante do Movimento de Cultura Darcy Ribeiro dedico o mandato a todas as ações em defesa da qualificação do ensino para que possamos ter o jovem de hoje um cidadão autônomo no futuro próximo”. 

Estiveram presentes também:

Iara Cardoso vereadora do PDT
Gabriel Dias vereador Cidadania
Fritz Roloff representando a Associação de Professores Técnicos e Agrícola
Rodrigo Finkler representando o deputado Airton Artus 
Wagner Machado representando a ASSEMPLIFE Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria
Jaime Fontoura representando CTG Tio Lautério
Nilton Queiroz representando Associação do bairro Loteamento do Vale 
Jucemara Toffoli representando a OAB
Juliano Maciel secretário da Sedettec
Renata de Matos representando a Secretaria de Educação

Notícias - Ver. Gilmar Pinto - Camila Capelão MTE/RS 17376 ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.