Com o plenário lotado, a Câmara Municipal de São Leopoldo realizou, na noite de quarta-feira (19), sessão solene em homenagem à Polícia Civil de São Leopoldo. Proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Marcelo Dentinho (PTB), a sessão teve a presença dos seis delegados titulares que atuam no município.  

Foram homenageados os delegados Eduardo Augusto de Moraes Hartz, titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana; Cibele Altamiranda Savi, titular da 1ª DP; André Serrão Izídio da Silva, titular da 2ª DP; Ayrton Figueiredo Martins Júnior, titular da DRACO; Michele Mendes Arigony, titular da DEAM, e Mariana Lamar Pires Studart, titular DPHPP. Também homenageados, o chefe da Polícia Civil Gaúcha, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, e a diretora do Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa, foram representados pelo Delegado Cristiano Fiolic Álvarez, Diretor da Departamento de Administração Policial. 

Em seu discurso, o presidente do Legislativo e proponente da sessão ressaltou a necessidade de valorizar o que está no caminho certo. “São Leopoldo já viveu momentos complicados, de total insegurança. Hoje o cidadão Leopoldense vê o combate à criminalidade, e exemplo disto são os índices, que vêm caindo ano após ano. É preciso valorizar quem vai além da sua função pelo bem da nossa sociedade, por isto, me sinto feliz por ter a oportunidade de homenagear a Polícia Civil de São Leopoldo”, afirmou Dentinho. 

Representando todos os delegados que atuam em São Leopoldo, o titular da 3ª DPRM, Delegado Eduardo Hartz, destacou a relevância da homenagem. “Desde que estou em São Leopoldo, é a primeira vez que há um reconhecimento formal pelo trabalho da Polícia Civil. Não tenho conhecimento se já teve alguma outra homenagem como essa. Hoje sei que todos os policiais civis, delegados e agentes se sentem reconhecidos, prestigiados e apoiados pela comunidade Leopoldense”. Hartz também reforçou o empenho para a diminuição dos índices de criminalidade, e agradeceu o apoio dos demais órgãos de segurança. “Hoje a responsabilidade aumentou. É uma noite para agradecer, pois o reconhecimento da comunidade talvez seja o que há de mais importante para nós, servidores da segurança pública, pois quando conseguimos despertar este sentimento, de reconhecimento, é o sinal de que o nosso trabalho está no caminho certo. Agradeço também ao apoio da Brigada Militar, dos Bombeiros, da Guarda Civil Municipal, pois estamos todos na mesma luta diária, de combater o crime e dar a segurança tão esperada pela sociedade”. 

O chefe da Polícia Civil Gaúcha, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, e a diretora do Departamento de Polícia Regional Metropolitana, delegada Adriana Regina da Costa, não compareceram ao evento por estarem participando da solenidade de formatura dos novos delegados de Polícia, mas foram representados pelo delegado Cristiano Fiolic Álvarez, Diretor do Departamento de Administração Policial, que utilizou a tribuna e enalteceu a importância do evento. “Sabemos, de acordo com nosso juramento de proteger a sociedade e combater o crime, inclusive com a própria vida, que isso é a nossa missão. Praticar os atos de polícia judiciária, de prender, realizar operações, fazer os procedimentos policiais são a nossa missão diária. Só que o reconhecimento desta noite extrapola estes atos, ele vem brindar todo este trabalho, e se percebe que é um ato não só da Câmara de Vereadores, pois há aqui representantes de diversas instituições, de entidades e também da comunidade”. 

Os delegados titulares que atuam em São Leopoldo, assim como o chefe da Polícia Civil Gaúcha, e a diretora do DPRM, receberam placas como forma de agradecimento pelos serviços prestados em prol do cidadão Leopoldense. A solenidade contou com a presença de representantes da Brigada Militar, Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Consepro, Sindimetal, OAB-SL, Secretaria Municipal de Segurança Pública, além de empresários, instituições ligadas ao comércio, familiares e comunidade em geral. 

Durante o evento foi prestada uma homenagem para a delegada Andrea Mattos, que era diretora da Divisão de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis desde 2019, e titular da Delegacia de Combate à Intolerância de Porto Alegre desde sua criação, em 2020, e faleceu na última sexta-feira (14), em virtude de um câncer. 

Notícias - Mesa Diretora - Paulo Henrique Machado ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.