Nome: IARA CARDOSO

Profissão: Advogada

Partido Político: PDT - 12

Contatos: (51) 3579-9200

Email: [email protected]

Histórico:

Advogada com forte atuação nas causas sociais, sempre pautando seu trabalho pela ética e justiça. Como funcionária pública, contribuiu com o desenvolvimento de nossa cidade, tanto no aspecto humano, tecnológico e econômico, quanto na infraestrutura urbana. Obstinada, acredita que a política é um instrumento para produzir felicidade. Com biografia admirável, assumiu com responsabilidade diversas funções públicas, dentre as quais destaca-se a Secretaria de Ação Social, onde desenvolveu o Projeto Resgate,  que recebeu destaque da UNICEF, cuja missão de inclusão de crianças e adolescentes em situação de risco, alcançou suporte educacional, psicológico e social a dezenas de famílias leopoldenses.
Como Secretária de Obras e Viação, caracterizou sua gestão mantendo acidade limpa, iluminada e com muitas ruas (450) pavimentadas.
Na área da saúde, presidiu a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa-FEEPS, ocasião em que administrou os hemocentros do Estado do RS, o Laboratório Central - LAFERGS e o CIT.  No tema da engenharia genética, pesquisa e utilização de  células tronco, promoveu na capital, o Primeiro Seminário Nacional de Bioética, evento que reuniu os principais cientistas do país. 
Totalmente conectada com os anseios da comunidade, foi vereadora por três mandatos. Presidiu o Poder Legislativo em 2002 e 2016, sendo que em 2002, com coragem e discernimento jurídico, comandou a sessão de cassação de diversos vereadores envolvidos no famoso caso das fitas, impedindo que a investigação de crimes de desvio de dinheiro público, se transformasse em pizza. Neste período foi prefeita interina e promulgou a lei que criou o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher.
Em 2015, em meio a um dos mais conturbados períodos políticos de São Leopoldo; a greve dos servidores públicos e a consequente instalação da CPI das Contas Públicas, foi aclamada presidente da comissão para investigar a gestão financeira do município, cujo relatório final foi entregue ao Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.
Vereadora mais votada do PDT, por três legislaturas consecutivas, é autora de diversas leis que impactaram a vida dos leopoldenses e serviram de inspiração para outros municípios. 
Na questão de igualdade de gênero, (a) protagonizou a criação da DEAM, Delegacia Especializada da Mulher em São Leopoldo; (b) criou a Procuradoria Especializada da Mulher na Câmara; (c) Sancionou a Lei que criou o Conselho Municipal da Mulher; (d)  Lei do Apito, que visa coibir o assédio e importunação sexual no transporte público; (e) lei instituindo a vacinação do HPV na cidade (depois incluída no PNI). 
Na atenção à saúde e ao desenvolvimento e inclusão social, destacam-se: (f) Projeto Resgate; (g) visando garantir mais oportunidades no mercado de trabalho, é autora da lei que destina 10% das vagas de estágio da administração pública à pessoas com deficiência; (h) no Desenvolvimento Social, fortaleceu os serviços à população mais vulnerável; (i) criadora do projeto FUNCOVID e da Frente Parlamentar de Enfretamento à Covid-19; (j) autora da Lei. nº. 8.666/17, que determina a divulgação no site da Prefeitura da listagem completa de medicamentos disponíveis na farmácia pública; (k) Lei da Transparência na Saúde, em que todos os usuários do SUS, poderão acompanhar a fila de atendimento, consultas, exames e demais procedimentos, pelo site da prefeitura; (l) autora da lei que trata da prioridade no atendimento aos portadores de fibromialgia; (m) autora da emenda parlamentar, que garantiu a substituição de carroças por veículo de tração mecânica.
Na infraestrutura urbana, além dos avanços realizados junto a SEMOV, foi autora das seguintes proposições: (n) Lei nº 8.506/2016, autoriza a remoção pelo Poder Público Municipal, de veículos abandonados nas vias e passeios públicos; (o) autora da Lei nº. 9.055/22, que determina a substituição das tampas de caixas de inspeção, ralos e bueiros de ferro, bronze e cobre, furtadas, por tampas de concreto e disciplina a ocupação de espaços, logradouros e passeios públicos por empresas que utilizam condutores subterrâneos (fios, cabos e afins); (p) Para coibir roubo, furto e receptação de medidores de água, fios, cabos, placas e materiais metálicos, criou a Lei nº. 9.527/22, que autoriza o Poder Público a fiscalizar e exigir dos estabelecimentos que comercializam sucatas de metal, a obrigatoriedade de utilizar registros da origem dos matérias.
Atualmente, tramita na Câmara os projetos de ampliação da isenção de IPTU para aposentados e pensionistas (Expediente nº. 2957 – PV 291/22); e a indicação da obrigatoriedade de realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários e/ou professores que possuem contato direto com os alunos das redes pública e privada de ensino no âmbito de São Leopoldo, nos moldes da Lei Lucas (Indicação nº. 2980 – Exp. 295/22). Tramita também o (expediente nº. 3004 PV 295/22),referente ao do Mês da Conscientização contra o Câncer de Pele, denominado de Dezembro Laranja. 
Iara reedita seu slogan político - "Quem Ama Cuida" - convicta de que o melhor lugar para estar é junto das pessoas. Mais do que uma estratégia, uma certeza: "Só quem ama trata com carinho as demandas da comunidade, respeitando a diversidade de gênero, ideias, credo, etnia e geração", afirma a vereadora do PDT.

 

FILTRAR PROPOSIÇÕES

Últimas Proposições de Ver.ª Iara Cardoso (PDT)

PR 014/2023 - Altera dispositivos do Código de Ética Parlamentar da Câmara de Vereadores do Município de São Leopoldo – Resolução 144/2014. Mesa Diretora, Ver. Marcelo Dentinho, Ver.ª Iara Cardoso e Ver.ª Ana Affonso PV 320/2023 - Institui o Programa Bolsa Atleta no Município de São Leopoldo. Ver.ª Iara Cardoso REQ 084/2023 - FRENTE PARLAMENTAR DE DISCUSSÃO E APOIO À EDUCAÇÃO INFANTIL, AOS CONSELHOS ESCOLARES EÀ ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL. Ver. Fabiano Haubert, Ver. Gilmar Pinto, Ver. Nestor Pedro Schwertner, Ver.ª Ana Affonso, Ver.ª Iara Cardoso e Ver. Marcel Frison REQ 083/2023 - Audiência Pública para tratar da situação de alunos com deficiência e com necessidades especiais na rede de Ensino Municipal de São Leopoldo. Comissão de Educação, Cultura, e Assistência Social, Ver. Brasil Oliveira, Ver. Fabiano Haubert, Ver. Gabriel Dias, Ver. Gilmar Pinto, Ver. Hitler Pederssetti, Ver. Jeferson Falcão, Ver. Lemos, Ver. Marcel Frison, Ver. Marcelo Dentinho, Ver. Nestor Pedro Schwertner, Ver. Tarzan Corrêa, Ver.ª Ana Affonso e Ver.ª Iara Cardoso REQ 081/2023 - Solicita a realização de Audiência Pública no dia 15 de fevereiro do corrente ano, às 19:30 horas, no plenário desta casa legislativa, diante do aumento de relatos de furtos de hidrômetros, fios, cabos e demais metais, registrados em diversos bairros da cidade e região, a fim de debater e buscar soluções conjuntas entre governos, sociedade e forças de segurança. Ver.ª Iara Cardoso
Ver as 648 Proposições de Ver.ª Iara Cardoso (PDT)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.