Casa Rosa, castelinho, casarão. As várias denominações levam ao mesmo endereço, ao prédio onde funciona a Câmara Municipal de São Leopoldo; ponto tradicional de grandes debates e referência histórica da cidade. A casa do povo está prestes a ser, definitivamente, do legislativo.  No ano em que são comemorados os 170 anos da Câmara Municipal, a presidente, vereadora Iara Cardoso (PDT), cria uma comissão para tratar da compra do imóvel de propriedade do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais (IAPS). Nessa segunda-feira o grupo formado por servidores do legislativo deu o primeiro passo para avaliar as condições da compra.

De acordo com o diretor geral da Câmara, Andre Lemke, na próxima quinta-feira a comissão reúne-se com a direção do IAPS para iniciar a negociação. ‘’Vamos fazer três avaliações para termos o valor real do prédio que, inicialmente, está avaliado em 2.4 milhões de reais’’, destaca Lemke.  

A casa alugada desde a década de 1990, hoje a um custo de 25 mil reais mensais, é tombada pelo patrimônio histórico e necessita de reformas em toda sua estrutura, custos que também serão levados em conta na hora de apresentar uma proposta ao instituto, garante a presidente do legislativo. ´´São muitos os problemas, o valor do aluguel é alto e toda e qualquer reforma depende de uma autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, IPHAE, já que os prédios são tombados.   É nosso interesse ter um prédio próprio para a Câmara e esta casa faz parte da história do legislativo’’, afirmou Iara Cardoso. A comissão criada para tratar da compra do imóvel é formada pelo diretor geral  Andre Lemke,  o procurador  jurídico Gutierres Vieira, os vereadores Claudio Giacomini (PSDB) e Luiz Castro (PT) além dos representantes dos departamentos de contabilidade, contratos e manutenção da  Câmara, Everton Del Rio, Maximiliano Züge e Ailton Godoi.

Foto: Aline Marques-rpmt 8929

Notícias - Bancada PDT - Aline Marques (RPMT 8929)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.