A vereadora Ana Affonso (PT) participou do Seminário "Escola de Desprincesamento para uma educação sem machismo", realizado na tarde desta quinta-feira (23/3), promovido pela Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativana, com o objetivo de capacitar educadores, educadoras e estudantes para a aplicação de aulas e oficinas que abordem temas como as desigualdades de gênero e o machismo.  "A iniciativa tem o propósito de desconstruir estereótipos e promover a equidade no ambiente de ensino", enfatizou a vereadora. A vice-prefeita Paulete e a secretária de Mulheres Joseli Troian também participaram do evento. 

O  Seminário Escola de Desprincesamento - Formando Educadores, Educadoras e Estudantes para uma Educação sem Machismo, ouviu na tarde desta quinta-feira (23) profissionais e entidades que estão desenvolvendo módulos voltados para a desconstrução dos conceitos que historicamente limitam a condição feminina e empoderam os homens. A iniciativa da deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), responsável pela Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia, reuniu no primeiro painel o projeto Escola Sem Machismo, da ONU Mulheres; O Desafio da Igualdade, da ONG Plan Brasil; e Meninas na Ciência, da UFRGS, oferecendo um panorama de ações estratégicas de enfrentamento do machismo aos mais de 600 profissionais da educação e estudantes que lotaram o Teatro Dante Barone. 

O presidente do Legislativo, deputado Edegar Pretto (PT), na abertura, destacou seu vínculo com o movimento da ONU, ElesPorElas, que incentiva o diálogo sobre o machismo entre os homens, reafirmando o compromisso com a construção de espaços para o empoderamento das mulheres na política. Procuradora Especial da Mulher, a deputada Manuela d’Ávila explicou a ideia da discussão do ponto de vista do “desprincesamento” como possibilidade de desconstrução de preconceitos a partir do ambiente escolar, “para ajudar a transformar a realidade de opressão que as meninas e mulheres ainda sofrem em nosso país”. Adiantou que o seminário deverá se repetir em diversas cidades do interior do Estado.

 

Notícias - Bancada PT - Alexandre Costa (MTB 7587/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.