Mais de cem pessoas acompanharam a abertura da II Semana Municipal de Enfrentamento às Violências Contra Crianças e Adolescentes, em Audiência Pública, na Câmara Municipal, ontem à tarde.

As falas trouxeram os problemas e desafios desta realidade. Agressões físicas e psicológicas, situações de abuso e exploração sexual, abandono escolar, cooptação de crianças, adolescentes e jovens pelo tráfico, carência de profissionais para atender tantas demandas que chegam nos serviços de acolhida e encaminhamento, para mencionar alguns.

A violência contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública e violação de direitos humanos, que gera consequências individuais e sociais. Os casos afetam meninas e meninos e, frequentemente, ocorrem nos espaços domésticos, familiares e escolares. No Brasil, o desenvolvimento dos direitos das crianças e adolescentes se dá em um caminho árduo, de muita luta.

É fundamental a ação do Estado e a criação de políticas públicas, serviços e programas que garantam a proteção integral das crianças e adolescentes. É importante a existência de leis que assegurem os direitos e defendam essa parcela da população tão suscetível a toda a forma de violência. Mas o cenário também aponta para a participação da sociedade civil como agente dos processos de construção de propostas e mudança cultural.

Com o objetivo de contemplar essas instâncias, a Audiência Pública apontou dados da realidade leopoldense e relatos de ações desenvolvidas em diferentes áreas de atuação. Além da comunidade em geral, estiveram presentes, representando COMDEDICA, Odete Zanchet, Conselho Tutelar, Sandro Lopes, Secretaria de Saúde, Ricardo Charão, Secretaria de Segurança Pública, Carlos Sant'Ana, Secretaria de Desenvolvimento Social, Ângela Machado, Secretaria de Direitos Humanos, Lucimar Pedroso, Secretaria de Educação, Renata de Matos. Durante a atividade, também houve a apresentação artística e cultural do grupo de dança “Negritude dos Maloka”, com integrantes do Fórum da Criança e do Adolescente (COL-Feitoria), Laiana, Tainá e Henrique.

 

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.