Promulgada em fevereiro do 2019, a lei de Educação Financeira nas escolas, de autoria do vereador Arthur Schmidt, deve ser uma novidade em 2021 nas escolas municipais de São Leopoldo. Era para entrar em vigor a partir deste ano, mas a pandemia, que interrompeu a normalidade do ensino adiou a sua implantação. O autor, vereador Arthur Schmidt, encaminhou um ofício ao prefeito e à Secretaria Municipal de Educação reforçando o pedido de atenção especial ao tema, uma vez que a sua prática qualifica os estudantes e os prepara para o futuro.

"Poder educar crianças e adolescentes melhorando a sua relação com o dinheiro, é projetar o futuro delas. É garantir que quando atingirem a fase adulta e se distanciarem da escola possam ter uma vida financeiramente equilibrada", destaca Schmidt. Além disso, o vereador acredita que o ensino em sala de aula ou de forma virtual em função dos protocolos da pandemia possam também influenciar o ambiente familiar.

Essa lei municipal 8950 A/19 obriga as escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de ensino a incluírem conteúdos relativos à educação financeira em seu plano curricular. Desta forma, as atividades e os conteúdos relativos à cidadania constituirão matéria da base diversificada do currículo escolar, devendo ser contemplados como tema transversal, estar presentes nas diferentes disciplinas do contexto escolar e ser desenvolvidos de forma interdisciplinar.

"Esta lei envolve não apenas a inserção de uma nova didática, vai além da relação de ensino entre o professor e o aluno. O conteúdo assimilado em aula consequentemente passa a fazer parte do cotidiano do aluno e da sua família", reforça o vereador. Para Arthur Schmidt, esse conteúdo vem a somar às ações de recuperação à pandemia que afetou financeiramente milhares de famílias brasileiras. "Com a lei, conseguimos melhorar a relação que os estudantes tem com o dinheiro e assim ter um presente e futuro mais equilibrado", conclui.

[DESATIVADO] Notícias - Ver. Arthur Schmidt - Marcos Jorge ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.