Autor da proposta, vereador vai promover debate público sobre a destinação de produtos eletroeletrônicos. O encontro online está marcado para segunda-feira (31), às 18 horas 

Com a modernização dos aparelhos eletrônicos, a troca de produtos caiu no gosto dos consumidores nos últimos anos. Mas por trás do desejo e da necessidade de se adquirir modelos com tecnologias mais avançadas se esconde um grande problema: o impacto à saúde pública e ao meio ambiente dos resíduos gerados. Qual o encaminhamento desses produtos? Quais as melhores estratégias de destinação para serem implantadas? Respostas desses e outros questionamentos que serão dadas na audiência pública, proposta pelo vereador Hitler Pederssetti, na próxima segunda-feira (31), às 18 horas. O debate poderá ser acompanhado pelo canal no Youtube da Câmara de Vereadores de São Leopoldo (http://bit.ly/CamaraVereadoresSL).

Defensor do meio ambiente, uma das principais causas em que atua, o vereador Hitler Pederssetti convidou representantes das oito  cooperativas de reciclagem da cidade, vereadores, o secretário do Meio Ambiente de São Leopoldo, Anderson Etter, e o pesquisador mestre e doutor Carlos Alberto Mendes Moraes, do Programa de Pós-Graduação de Engenharias Civil e Mecânica, da Unisinos. Doutorado em Materials Science - UMIST Inglaterra, Moraes tem expertise na caracterização de materiais, gestão ambiental, produção mais limpa, economia circular, reciclagem de resíduos, desenvolvimento de coprodutos e materiais sustentáveis. “A audiência vem para somar ideias e parceiros ao meu Projeto de Lei de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos, que trará melhorias de extrema importância para o futuro de nossa cidade”, afirma Hitler Pederssetti.

ACLAMADO - Na quinta-feira (20), o Projeto de Lei N.º 033/2021 foi aclamado pelos vereadores, porém foi retirado de pauta para que fosse possível um debate mais amplo devido sua importância. “Responsabilidade é a palavra de ordem para a logística reversa, que vai cuidar de todo o material recolhido, dando o descarte correto”, ressalta. Pelo projeto 033/21, estabelecimentos com ponto de distribuição e comercialização de produtos eletrônicos, com área superior a 300 metros quadrados, devem manter ponto de coleta de resíduos eletrônicos e dar destinação final aos produtos, conforme normas e acordos ambientais vigentes.

SISTEMA PREVISTO NO PNRS

A logística reversa, além de instrumento de desenvolvimento econômico e social, serve de instrumento da chamada economia circular que busca a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais. O vereador Hitler lembra, ainda, as empresas fabricantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes devem se estruturar e se adaptar, pois a partir deste ano terão que aplicar a sistemática da logística reversa no atendimento à Lei 12.305/2010, que estabeleceu o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). 

Notícias - Ver. Hitler Pederssetti - Hitler Pederssetti ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.