O mês de setembro é também conhecido como Setembro Verde, dedicado à conscientização para a doação de órgãos e tecidos. A pandemia tem sido o principal inimigo das doações de órgãos no Estado e País.

“A média de redução gira em torno dos 40% por conta das restrições de procedimentos em função da pandemia. A exigência de testagem de possíveis doadores, receptores e a impossibilidade de doar e receber um órgão, caso tenha havido contato ou contaminação pelo coronavírus, tornou ainda mais lento o processo” comenta a vereadora Iara Cardoso.

Para reverter o quadro desfavorável para quem está a espera de um órgão e intensificar as campanhas de doações em todo o país a vereadora Iara Cardoso vai realizar audiência pública no dia 27 de setembro para discutir o tema, que se trata de um ato de amor à vida e de continuidade da esperança.

“O assunto sempre foi cercado de pré conceitos, dúvidas e medo, mas quando a visão sobre ele se abre, a vida de alguém é salva” salienta a vereadora.

 

“O Hospital Centenário mantêm, desde 2014, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Transplantes (CIHDOT), formado por um grupo de enfermeiras especializadas em acolher familiares, com objetivo de dialogar sobre o assunto e dar o apoio necessário neste momento de dor e dúvidas” adverte a vereadora Iara Cardoso.

Dados de São Leopoldo

2018: 24 protocolos e 8 captações de órgãos

2019: 15 protocolos  e 5 captações de órgãos

2020: 5 protocolos  e 3 captações de órgãos

2021: 5 protocolos  e 3 captações de órgãos ( até maio)

 

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - Júlio Cêsar da Silva ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.