Uma nova ferramenta para denunciar o assédio e prevenir a violência contra as mulheres agora chega em São Leopoldo. Na tarde de quarta-feira, dia 15, a presidenta do Legislativo, Ana Affonso (PT), esteve presente no lançamento da campanha “Aqui Tem Respeito”.

O evento reuniu autoridades no gabinete do prefeito, entre elas o coordenador do Comitê Gaúcho Impulsionador do Movimento “He For She”, deputado Edegar Pretto (PT). O objetivo da campanha é a formação de funcionários e proprietários de bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis para o atendimento de mulheres em situação de assédio, violência ou machismo.

Realizada em parceria entre a Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepom), a iniciativa vai disponibilizar o selo “Aqui tem respeito pelas mulheres” para bares e restaurantes da cidade. Para isso, pelo menos 30% dos funcionários de cada estabelecimento deverão passar pela formação de sensibilização da Universidade La Salle, que os capacitará para identificar casos em que as mulheres precisem de ajuda.

De acordo com a presidenta da Casa Legislativa, a campanha é significativa para as mulheres leopoldenses. “Esta é mais uma iniciativa que demonstra o comprometimento do Prefeito Ary Vanazzi com o enfrentamento à violência de gênero no município. Para além de conscientizar, a campanha criará espaços mais seguros para as mulheres, em que elas se sintam à vontade para pedir ajuda quando necessário”, destacou.

Segundo o deputado estadual, até setembro deste ano, 71 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado. “Ano passado, 1900 mulheres foram estupradas no Rio Grande do Sul, 302 sofreram tentativas de assassinato e mais de 18 mil mulheres foram atendidas pelo estado”, enumerou. “Queremos mobilizar os homens que têm um entendimento diferente desse que a sociedade nos ensina a também enfrentar de frente este problema”, disse.

Já o prefeito municipal, Ary Vanazzi, afirmou que todas as ações de combate à violência contra a mulher são fundamentais na construção de uma cidade mais democrática. “Esta campanha é mais um exemplo de mobilização para uma sociedade mais igualitária. Nosso papel é de buscar ferramentas políticas que protejam as mulheres”, salientou. Participaram também do evento os demais vereadores da bancada do PT na Câmara de Vereadores, Nadir Jesus e Tiago Silveira.

Texto: Patrícia Wisnieski - Estagiária de Jornalismo /CMSL
Supervisão: Eduarda Rocha/CMSL
Foto: Gabriela Vitelo – Estagiária de Publicidade/CMSL

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.