A vereadora Ana Affonso (PT) comemora a aprovação de sete emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), projeto que norteará o orçamento de 2024 em São Leopoldo. Estas emendas refletem as principais pautas de seu mandato, com destaque para a assistência social, direitos das mulheres e a preservação do meio ambiente.

Uma das emendas aprovadas visa estabelecer um "Serviço Volante para abordagem e Atendimento Socioterritorial." Segundo a parlamentar, este serviço terá a missão de mapear, atender e acompanhar casos de vulnerabilidade social no município. A proposta inclui a realização de busca ativa, pesquisas, seminários e parcerias com entidades e universidades. “Essa abordagem abrangente tem o potencial de identificar necessidades específicas e promover políticas de atenção altamente eficazes nas áreas mais necessitadas”, explica.

Reconhecendo a importância da conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental das mulheres, Ana propôs duas emendas sendo uma que prevê a realização do "Projeto Maio-Furta-Cor" no município de São Leopoldo e outra que “Cria uma Política de Atenção à Saúde Mental da Mulher no Período Puerpério e Pós-Parto”.

O objetivo das proposições é deliberar sobre políticas públicas para as mulheres, oferecendo palestras, formações, oficinas e atividades de conscientização. “Trata-se de iniciativas valiosas para promover a saúde mental das mulheres e criar um espaço de apoio e diálogo”, enfatiza.

Meio Ambiente e Saúde também foram pautadas pelo mandato – A ampliação das ações articuladas da Secretaria de Assistência Social com Organizações da Sociedade Civil também esteve entre os temas incluídos na LDO. Em uma das emendas, o município poderá fazer a distribuição de "kits humanitários" contendo alimentos, materiais de higiene e limpeza, colchões e cobertas em situações de emergência, fortalecendo a capacidade de resposta do município em situações de crise.

“Passamos por episódios onde ficou evidente a necessidade de um preparo do município para atender a população caso ocorram situações emergenciais onde as pessoas muitas vezes precisam abandonar suas casas só com a roupa do corpo”, salienta.

Da mesma forma, a vereadora também foi proponente de uma emenda para fornecer recursos e estrutura ao "Observatório de Mudanças Climáticas”, órgão que deverá promover estudos e pesquisas, além de fornecer ferramentas para a cidade enfrentar as mudanças climáticas e desastres naturais.

Também foi aprovada a emenda que institui uma "Política de Cuidado à Puberdade Precoce”, que deve proporcionar aos profissionais de saúde os meios para identificar e encaminhar adequadamente crianças e pré-adolescentes que estejam passando por esse fenômeno. “Fizemos esta discussão ao longo deste ano e entendemos que existe uma demanda significativa de crianças que estão enfrentando este fenômeno sem o acompanhamento necessário para evitar qualquer prejuízo à uma infância saudável”, esclarece.

Vereadora em quarto mandato e líder do partido na Câmara, Ana ressalta que a aprovação destas emendas são um reflexo de seu compromisso com as necessidades da população de São Leopoldo. “Eu entendo que a construção do orçamento anual deve refletir as prioridades e as preocupações da comunidade. Todas as emendas aprovadas reforçam a abordagem inclusiva e orientada para o bem-estar social que buscamos diariamente aplicar em nosso mandato”, finaliza.

Créditos: Eduarda Rocha/Assessoria de Imprensa PT São Leopoldo

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.