A criação de um Centro Dia de Referência, de uma delegacia especializada e a implantação de uma diretoria da pessoa idosa no Executivo Municipal foram as principais reivindicações apresentadas na primeira reunião de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores de São Leopoldo. A Frente, que é presidida pela vereadora Jussara Lanfermann (PT) e tem como vice-presidente o vereador Fabiano Haubert (PDT), se reuniu na manhã desta segunda-feira, 25.

O encontro, que contou com a participação de representantes da Unisinos, do Sesc, do Sindicato dos Aposentados, do Procon, do Lar São Francisco, da Secretaria da Saúde e da sociedade civil, deu início ao trabalho da Frente Parlamentar no sentido de ouvir as demandas das entidades e unir forças para garantir avanços nas políticas públicas em prol das pessoas idosas.

A vereadora Jussara destacou a importância de se pensar na pessoa idosa como um todo, uma vez que a cada ano aumenta o números de idosos e a expectativa de vida dos mesmos. “Hoje temos em São Leopoldo 38 mil idosos, o que representa 15% da população do município. Precisamos enxergar essas pessoas e trabalhar políticas públicas para elas, e a Frente Parlamentar é um instrumento importante para isso”, acrescentou Jussara.

Os participantes da reunião assumiram o compromisso de manter o trabalho da Frente e criar um calendário permanente de ações e apresentaram alguns encaminhamentos neste sentido. Entre as sugestões e demandas apresentadas estão a luta para a garantia de acessibilidade em todos os espaços públicos e privados; o trabalho de educação e apoio aos idosos em relação aos golpes e endividamentos e o auxílio dentro das agências bancárias e órgãos públicos em relação às novas tecnologias.

Notícias - Bancada PT - Suzana Tomaz (Imprensa)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.