Na última terça-feira, a vereadora Ana Affonso (PT) foi entrevistada pela pesquisadora Sandra Maria Colling que realiza estudos de pós-doutoramento acerca da temática “Mulheres, urbanização e saúde” como parte de processos culturais, na linha de pesquisa em Memória e Identidade, pelo Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Os espaços urbanos e suas manifestações são narrados por mulheres num estudo etnográfico que tem por objetivo identificar as principais doenças que acometeram mulheres residentes nos perímetros urbanos de São Leopoldo/RS e Novo Hamburgo/RS, nos períodos de 2019-2024, relacionando aos aspectos que envolvem a urbanização e as políticas públicas em saúde que incidem sobre estes espaços e grupos sociais.Em sua tese, Sandra aborda as histórias de vida e a trajetória social e profissional de duas mulheres que trabalham com/sobre/para mulheres: uma mastologista em Novo Hamburgo e uma vereadora em São Leopoldo, serão captadas por meio de procedimentos de estudos de narrativas biográficas, utilizando da técnica de entrevistas não diretivas e semiestruturadas.

A escolha e o encontro com a vereadora Ana Affonso se deram em função de sua trajetória voltada ao social, com olhar atento às questões que envolvem as necessidades da população, em especial, às mulheres. Foi um encontro extremamente importante para compreender como estão engendradas as relações entre mulheres, saúde e urbanização em São Leopoldo, na prática. Estas mulheres são “porta de entrada” para o trabalho etnográfico com mulheres que utilizam os serviços públicos de saúde e irão narrar, através de suas vivências, suas necessidades em termos de saúde e políticas públicas que são ou não ofertadas em suas localidades.

Assim, em relação a São Leopoldo, a vereadora elencou inúmeros espaços que oferecem trabalhos voltados às mulheres. Alguns destes projetos serão visitados pela pesquisadora posteriormente para que a etnografia dê conta de registrar as práticas que envolvem mulheres que buscam por melhora na qualidade de vida, focando na saúde. “Me senti honrada e feliz por poder compartilhar a minha visão dentro destes temas tão relevantes para sociedade e para o universo feminino ainda mais”, disse Ana.

 “Os espaços urbanos e suas manifestações são narrados por mulheres num estudo etnográfico que tem por objetivo identificar as principais doenças que acometeram mulheres residentes nos perímetros urbanos de São Leopoldo/RS e Novo Hamburgo/RS, nos períodos de 2019-2024, relacionando aos aspectos que envolvem a urbanização e as políticas públicas em saúde que incidem sobre estes espaços e grupos sociais”, detalha Sandra, moradora da cidade de Portão, que veio especialmente para São Leopoldo para entrevista a vereadora Ana Affonso.

Notícias - Bancada PT - Sander - MTE/RS 14635 ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.