
Dia de luta marca o mês das mulheres
- 19/03/2019
Na sexta-feira, 22, Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, acontece a intervenção cultural "8M Derrubando Máscaras", organizada por mulheres de São Leopoldo e região.
A concentração do evento começa às 16h, em frente à Câmara de Vereadores de São Leopoldo. Às 17h, está prevista uma caminhada com percurso pela Rua Grande até a Lindolfo Collor.
As organizadoras explicam que estão articuladas por pautas que atingem suas vidas em aspectos políticos, econômicos e sociais, como o aumento da violência, a retirada de direitos e os diferentes tipos de opressão às suas liberdades. A caminhada busca também chamar atenção para a necessidade de uma sociedade mais inclusiva, igualitária e segura para as mulheres viverem.
A vereadora Ana Affonso integra a comissão organizadora da atividade e explica que "a ideia foi unir a energia criativa das mulheres com elementos da cultura popular para fazer um ato de denúncia, protesto e reivindicação. As máscaras são utilizadas como alegoria simbólica para expor a verdadeira realidade das brasileiras, levantar as bandeiras que defendem e resistir às políticas que atacam nossos direitos".
Na elaboração da ala "Pela Vida das Mulheres", a vereadora comenta que a pretensão é denunciar a violência contra as mulheres e o aumento no número de casos de feminicídios no país. A caminhada conta ainda com as alas "Garantia de Direitos", "Democracia" e "Cultura da Paz".
Março se tornou o mês de lutas das mulheres em virtude do dia 8 ser o Dia Internacional da Mulher. O período é marcado por diversas atividades, palestras, manifestações, rodas de conversa, movimentos que levam as mulheres para as ruas, defendendo suas pautas e reivindicando seus direitos.
Mais informações no evento 8M Derrubando Máscaras.
Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)