Por maioria de votos, o legislativo municipal rejeitou a emenda da vereadora Iara Cardoso (PDT) que retirava a condição de corredor de desenvolvimento da Rua Wilhelm Rotermund. A proposta da legisladora que presidiu a comissão especial do Plano Diretor, com base em estudos feitos é que o local fosse classificado como corredor de ventos e com isso impediria a construção de grandes edificações.
Segundo Iara Cardoso a emenda foi encaminhada a partir de pedidos feitos pela comunidade com base em estudo técnico denominado ‘‘Mapa Climático do Município de São Leopoldo’’, cujo autor é o meteorologista Eugenio Hackbart, que foi diretor da Rede de Estações de Climatologia Urbana do Rio Grande do Sul e diretor geral da MetSul Meteorologia. Estudo esse que foi corroborado por pareceres técnicos do Ministério Público.
Contrariando a fala do presidente do Sinduscom Vales, Roberto Luis Potrick que questionou o fato de ter apenas um estudo a respeito da questão dos corredores de ventos, a vereadora quer o apoio da entidade. ‘‘Se não existe outro estudo, também não tem nada que contraponha o existente e, nesse sentido, seria importante atualizar o estudo dos corredores, a fim de que possamos atuar e legislar com a consciência tranquila. Que haja um estudo conclusivo e, se preciso, rever o plano diretor. Estou disposta a acompanhar esse estudo’’, declara.
De acordo com a vereadora, é necessário um estudo atualizado das correntes de vento, do clima em São Leopoldo, mapeamento das vertentes, das áreas degradadas e aquelas que precisam ser preservadas como patrimônio ambiental. ‘‘O adensamento populacional não prescinde de uma boa reestruturação na mobilidade urbana, abrangendo novos conceitos, modernização no sistema de esgoto já tão precário, melhorias na qualidade e distribuição de água, energia elétrica, e demais serviços públicos. Contrário disso, é acumular problemas para a cidade que já enfrenta desafios gigantes’’, conclui.

Notícias - Ver.ª Iara Cardoso - José Maria Rodrigues Nunes (MTB 8238/RS)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.