Em live realizada na noite de ontem, dia 15, a vereadora Ana Affonso recebeu a presidenta estadual do CPERS, Helenir Schurer, e as estudantes da Escola Estadual Olindo Flores, Cristhine D'Ávila e Raquel de Pellegrin, para debater a realidade da educação pública gaúcha.

A conversa abordou a desvalorização por parte de governos como os de Sartori e Leite, o agravamento da situação com a pandemia do coronavírus e os novos desafios impostos, por exemplo, pelas aulas a distância que, entre outros problemas, expõem a desigualdade de oportunidades e acesso às tecnologias.

"Temos muito orgulho do ensino que as nossas escolas estaduais produzem! Nosso estado tem sido destaque nos índices de qualidade educacional. Apesar dos governos do MDB e PSDB, com 55 meses do pagamento dos salários atrasados, redução de direitos com a mudança do plano de carreira e da previdência, fechamento de escolas, privatização da educação. Mas sabemos que a dedicação de professores e o esforço de estudantes não basta", comentou a vereadora.

As participantes ressaltaram a necessidade de outros incentivos, de recursos concretos que garantam as condições necessárias a educadoras e educadores para avançarem em sua atuação, de investimentos reais dos governos, que propiciem resultados ainda mais positivos e assegurem o acesso, com condições estruturais igualitárias de aprendizagem, a estudantes de todas as parcelas da população. Também assinalaram como funcamental o apoio da sociedade em defesa da educação pública gaúcha.

Amparado em Paulo Freire, o debate foi propositivo e afetuoso, e suscitou inúmeras reflexões sobre o poder da educação, o potencial transformador que possui, a coragem de quem aprende e ensina – papeis que se entrelaçam entre professores e estudantes e que refletem um espírito de solidariedade que serve de modelo para os demais setores da sociedade. Minha gratidão por esse momento de tantas trocas e meu apoio irrestrito à educação pública gaúcha, a essa comunidade escolar aguerrida que, há anos, tem lutado bravamente por esse direito fundamental que é a educação.

 

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Tabita Strassburger (Jornalista Profissional Diplomada - MTB 16.318)

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.