A tarde de quinta-feira, dia 09, foi de debates no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio. Mais de 20 representantes de Câmaras de Vereadores da região metropolitana participaram de uma reunião para organizar atividades de mobilização contra o Programa Assistir, anunciado pelo Governo do Estado. 

De acordo com a iniciativa, o novo método de distribuição vai causar uma diminuição de R$ 200 milhões em recursos destinados aos hospitais públicos da região. "Este assunto está em discussão só entre nós gestores, lideranças políticas dos municípios. Esta denúncia precisa ser ampliada com a participação da população, haverá sérios prejuízos e dificuldades nos atendimentos e manutenção dos serviços de saúde", destacou a presidenta Ana Affonso (PT). 

Sem a presença de representantes do Governo Estadual, a reunião também discutiu a falta de diálogo com prefeitos e vereadores. "Mais um exemplo do descaso do governador em buscar alternativas com quem vai ser impactado nesta decisão. Uma tragédia se aproxima e nem ao menos somos recebidos para dialogar", salientou a vereadora. 

Nos próximos dias, atividades de mobilização serão realizadas nos municípios da região metropolitana. Conforme o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems - RS), Maicon Lemos, mesmo aquelas cidades que não perdem recursos tão significativos serão afetadas. "Esta medida impacta toda a rede pública de saúde, não é algo que acontece individualmente. Quando um Hospital não consegue atender sua comunidade, esta demanda acaba migrando para outro município da mesma região", enfatizou. 

O evento foi promovido pela Associação Parlamentar da Região Metropolitana, que tem como presidente o vereador de Novo Hamburgo, Raizer Ferreira. Na próxima segunda-feira, dia 13, haverá uma nova reunião virtual para definir a agenda de mobilização. 

Texto e Foto: Eduarda Rocha/CMSL 

Notícias - Ver.ª Ana Affonso - Imprensa PT ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.