O plenário da Câmara ficou lotado com a Audiência Pública Vamos Falar sobre Dependência Química, realizada na noite da segunda-feira, 27. Proposta pelo vereador Brasil Oliveira, o tema que é um grave problema de saúde pública, afeta, segundo estudos e dados das Nações Unidas sobre drogas e crimes, 35 milhões de pessoas em todo o mundo. " A dependência química é uma doença que não tem cura por isso precisamos falar sobre ela, o tempo todo", destaca Brasil.

Com a participação de várias autoridades no assunto, psiquiatras, representantes municipais da saúde, entidades e  psicóloga o tema foi debatido e  levantado a falta de politicas públicas voltadas especificamente para essa doença. " O dependente não pode ser tratado como um indigente e sim com respeito porque a dependência é uma doença e a precisa de encaminhamentos ", diz o vereador.

Assunto de saúde pública

Diferente do que muitas pessoas pensam, a dependência quyímica nada tem a ver com falta de caráter ou de força de vontade. Trata-se de uma doença crônica e o numero de dependentes é vasto. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média 6% da população brasileira faz uso de algum tipo de droga, o que caracteriza, mais de 12 milhões de pessoas. "Precisamos reverter, ou lutar para que esses índices diminuam, e uma das soluções é a educação e a prevenção", finaliza vereador Brasil.  

Participaram  a psiquiatra Liliane Dias de Lima, Diretora Técnica do Hospital São Pedro, com especilaização em dependência quimica, a gerente do CAPS AD, Juliana BiIttencourt Escobar, Cris Lima, Coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Eliane Maria dos Santos, Presidente do COMEN/SL, a psicóloga Terezinha Martins representando do AA, a pastora Maristela Hernandes Xavier, da Casa de Paternidade e Evandro  Souza Dutra representando a Febract.

Notícias - Ver. Brasil Oliveira - Carla Dal Ri ()

Sistema Legis

Fale Conosco

Rua Independência, 66 - Centro - CEP 93010-001
São Leopoldo / RS
Telefone: (51) 3579-9200
Horário: segunda à sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.